- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países Bálticos pressionam Alemanha a enviar tanques Leopard a Kiev: 'Pedimos que entregue agora'

© AP Photo / Michael SohnTanque Leopard 2 durante demonstração na Alemanha (foto de arquivo)
Tanque Leopard 2 durante demonstração na Alemanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2023
Nos siga no
Estônia, Letônia e Lituânia assinaram uma declaração conjunta, por meio de seus ministros das Relações Exteriores, para pressionar a Alemanha a enviar tanques Leopard 2 a Kiev.
A petição dos Países Bálticos ocorre logo após Berlim se recusar a tomar a medida se os Estados Unidos, por sua vez, não enviarem seus tanques Abrams. A decisão ficou conhecida após a reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas pesadas à Ucrânia, na base militar dos EUA em Ramstein, na Alemanha, nesta semana.

"Nós, Letônia, Estônia e Lituânia, e os ministros das Relações Exteriores, pedimos à Alemanha que entregue agora tanques Leopard à Ucrânia. É necessário conter a agressão russa e ajudar a Ucrânia a restaurar a paz na Europa rapidamente. A Alemanha, como principal potência europeia, tem uma responsabilidade especial a esse respeito", escreveu Edgar Rinkevics, chanceler da Letônia, em suas redes sociais.

Tanque de batalha Abrams do Exército dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Panorama internacional
General britânico explica por que tanques Leopard são melhores para Ucrânia do que Abrams dos EUA
Após a reunião da Aliança Atlântica, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, admitiu que "este não é um bom momento para desacelerar" na Ucrânia, exigindo que seus aliados "se aprofundem" na ajuda militar, especificamente com tanques e armas pesadas.
Apesar da pressão, o governo alemão manteve a decisão de enviar os veículos neste momento. O chanceler alemão, Olaf Scholz, tentou explicar a posição de seu país de se recusar a enviar os tanques.

"Existem boas razões para entregar os tanques e há boas razões contra. E, tendo em vista toda a situação de uma guerra que já dura quase um ano, todos os prós e contras devem ser pesados com muito cuidado", disse ele.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, durante coletiva de imprensa após encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Panorama internacional
Vida política de Scholz está em perigo por causa da Ucrânia, afirma observador
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала