- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: aliados de Valdemar no PL acusam clã Bolsonaro de articular para tomar liderança do partido

© AFP 2023 / Evaristo SaO presidente do governista Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, durante coletiva de imprensa em Brasília (DF), em 22 de novembro de 2022
O presidente do governista Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, durante coletiva de imprensa em Brasília (DF), em 22 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Nos siga no
Em um verdadeiro plot twist, filiados da legenda que, há poucos meses defendiam a evidência de Bolsonaro como líder da oposição, hoje acreditam que o melhor é seu distanciamento, uma vez que seus filhos estariam articulando nos bastidores para tomar a liderança do PL.
Apesar do cenário de caos político envolvendo apoiadores de Jair Bolsonaro e o próprio ex-mandatário, a sua legenda, o Partido Liberal (PL), não o deixou isolado e continuou ao seu lado. No começo do ano, mesmo quando o ex-presidente já estava nos Estados Unidos e recebia críticas por seu silêncio e distância, o cacique do PL, Valdemar Costa Neto, publicou um vídeo reiterando apoio ao ex-presidente e exaltando sua gestão.
Entretanto, parece que o jogo virou. Se antes a sigla tentava fazer de tudo para que o ex-chefe do Executivo fosse mais ativo como líder de oposição e voltasse dos EUA, agora, a percepção de aliados de Valdemar é que Bolsonaro deve ficar onde está e sua família igual a ele, bem distante da legenda. O motivo: o clã Bolsonaro estaria agindo nos bastidores para tentar se apropriar do comando do partido.
De acordo com a coluna de Bela Megale em O Globo, a insatisfação maior é com o senador Flávio Bolsonaro, apontado como nome favorito da família para ser o novo presidente da legenda.
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro cumprimenta populares da Rampa do Palácio do Planalto - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2023
Notícias do Brasil
Bolsonaro se isola, troca número de telefone e não envia novo contato a aliados, diz mídia
Antes das invasões em Brasília no dia 8, a cúpula do PL avaliava que Bolsonaro deveria recuperar o capital político e se firmar como voz de oposição a Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, a leitura, segundo a mídia, é que o melhor para o capitão reformado e para o PL é que "ele fique longe e submerja".
Membros da legenda ouvidos pela mídia relataram que se sentiram traídos com o movimento, especialmente pela lealdade que Valdemar demonstra ao ex-presidente. Essa seria uma das razões apontadas por uma ampla ala da sigla que passou a defender a permanência dele na Flórida.

Inelegibilidade do ex-presidente

Até o momento, não foi definido quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai começar a julgar as 16 ações que investigam a campanha de Bolsonaro, mas aliados reservadamente já fizeram um mapa de votos com a expectativa em torno do voto dos ministros e acreditam que ele caminha para se tornar inelegível.
Integrantes do PL, adversários de Bolsonaro e até mesmo membros do TSE avaliaram para jornalista Malu Gaspar de O Globo que, possivelmente, o ex-mandatário será condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o que o deixaria inelegível e impedido de disputar eleições pelos próximos oito anos.
Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto em evento no Palácio do Planalto. Brasília, DF, 12 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Notícias do Brasil
TSE aceita ação para investigar Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder nas eleições
No entanto, uma eventual derrota de Bolsonaro no TSE não marcaria o fim da batalha judicial para garantir seu direito de disputar as próximas eleições, de acordo com membros do seu partido.
Eles apostam que o ex-chefe do Executivo vai insistir em levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas mesmo assim acham pouco provável que tenham êxito no Supremo, alvo preferencial de incansáveis ataques do ex-presidente ao longo de quatro anos de mandato.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала