- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Editor do WikiLeaks diz que Lula garantiu que o caso Assange será prioridade em sua política externa

© AP Photo / David CliffKristinn Hrafnsson fala a apoiadores de Julian Assange do lado de fora do Tribunal Superior em Londres. Reino Unido, 28 de outubro de 2021
Kristinn Hrafnsson fala a apoiadores de Julian Assange do lado de fora do Tribunal Superior em Londres. Reino Unido, 28 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Nos siga no
Kristinn Hrafnsson disse nesta sexta-feira (20) que viajou pela América do Sul para se reunir com presidentes de vários países, e recebeu apoio de Lula.
O editor-chefe do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, disse que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garantiu que se empenharia para encontrar uma solução para o caso do fundador do WikiLeaks, Julian Assange.
"O presidente Lula me garantiu que a luta para acabar com a injustiça do caso Assange seria uma prioridade em sua política externa", disse Hrafnsson nesta sexta-feira (20).
Hrafnsson observou que viajou à América do Sul para se reunir com os presidentes de vários países e eles expressaram preocupação com o precedente aberto pelo caso contra Assange no que diz respeito às liberdades fundamentais.
Manifestantes em frente ao Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro em manifestação em defesa do jornalista Julian Assange - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2022
Notícias do Brasil
No Rio, articulação internacional lança manifesto em defesa de Julian Assange (FOTOS, VÍDEOS)
"Recebi o mesmo forte apoio de Gustavo Petro, presidente da Colômbia, que pediu a libertação de Julian e o fim da perseguição. Por último, conheci Andreas Manuel Lopez Obrador, presidente do México, que sempre apoiou Julian. Foi Obrador quem disse que se Julian fosse extraditado para os Estados Unidos, a Estátua da Liberdade deveria ser desmontada e devolvida à França", disse Hrafnsson.
Hrafnsson veio ao Brasil em novembro de 2022, quando se reuniu com Lula. Na ocasião, Lula expressou solidariedade a Assange e classificou sua prisão como "injusta".
Em 2019, as autoridades do Reino Unido prenderam Assange em Londres, por ordem de um pedido de mandado de prisão do governo dos EUA. Assange enfrenta a possibilidade de extradição para os Estados Unidos e uma sentença de até 175 anos em prisão de segurança máxima, se for condenado por acusações de espionagem feitas contra ele pelo governo americano. As acusações incluem divulgar informações sigilosas do governo americano e violar a Lei de Espionagem do país.

O australiano de 51 anos se refugiou na Embaixada do Equador em junho de 2012, até sua prisão, em abril de 2019. Posteriormente, começaram suas audiências de extradição. Assange foi mantido no Reino Unido na notória prisão de Belmarsh.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала