- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Situação delicada: aliado-chave do governo sueco critica e chama Erdogan de 'ditador islâmico'

© Sputnik / POOL / Acessar o banco de imagensO presidente turco Recep Tayyip Erdogan participa das negociações russo-ucranianas no Palácio Dolmabahçe, em Istambul, Turquia
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan participa das negociações russo-ucranianas no Palácio Dolmabahçe, em Istambul, Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Nos siga no
A dura afirmação do segundo maior partido da Suécia vêm na esteira de incidentes diplomaticamente sensíveis nas relações do país nórdico com a Turquia, que podem afetar sua candidatura à OTAN. Isso inclui uma representação do presidente Erdogan enforcado e um concurso de caricatura irônica.
O líder dos Democratas Suecos, Jimmie Akesson, representante do principal partido parceiro do atual governo minoritário, advertiu a Suécia contra ir longe demais no que chamou de "andar na corda bamba" nas relações com a Turquia e a persistente oferta de Estocolmo à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Você não pode ir longe demais. Porque, em última análise, estamos lidando com um sistema antidemocrático", disse Akesson à mídia sueca.

Akesson também argumentou que era importante para a Suécia não se curvar muito às exigências da Turquia e contestou a ideia de que o presidente Recep Tayyip Erdogan era um líder eleito pelo povo, chamando-o de "ditador islâmico, mais ou menos".
"Sou líder do partido anti-islâmico Democratas Suecos e tenho fortes opiniões sobre um ditador islâmico como Erdogan", acrescentou.
As reivindicações de Akesson surgem após os recentes escândalos nas relações sueco-turcas e a candidatura do país nórdico à OTAN, que depende da aprovação de Ancara. Na semana passada, uma representação do presidente Erdogan foi enforcada em frente à prefeitura de Estocolmo durante uma manifestação de apoiadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e um concurso de desenhos projetado especificamente para zombar de Erdogan foi lançado logo depois.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala aos membros de seu partido, em Ancara, Turquia, em 13 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023
Panorama internacional
Jornal sueco lança concurso de desenhos para zombar de Erdogan e da demora da OTAN em se posicionar
O primeiro-ministro sueco e líder do Partido Moderado, Ulf Kristersson, e o ministro das Relações Exteriores, Tobias Billstrom, condenaram o protesto que enforcou a representação do mandatário turco, chamando o gesto de "nojento". Ancara, por sua vez, alertou que as relações com a Suécia podem se tornar "muito mais tensas", enfatizando que a Suécia não pode dar como certo o apoio da Turquia à sua candidatura à OTAN, enquanto continuar a "ignorar as provocações terroristas".
Em maio de 2022, três meses após o início da crise na Ucrânia, a Finlândia e a Suécia apresentaram suas candidaturas à OTAN, citando uma mudança na situação de segurança na Europa, abandonando o que restava de seu histórico não alinhamento. Como a Turquia continua sendo o único Estado da OTAN a expressar oposição e fez inúmeras exigências aos aspirantes a membros, Estocolmo tem se esforçado para satisfazê-las, mesmo ao custo de receber críticas da oposição e de grupos de direitos humanos. Entre outros, suspendeu a proibição de exportação de armas para Ancara e renunciou à cooperação com organizações curdas que antes acolhia.
Nas eleições gerais suecas de 2022, os democratas suecos, anteriormente rejeitados pelo establishment por causa de suas visões nacionalistas, tiveram seu melhor resultado com 20,5% dos votos, mas não conseguiram nenhum cargo de ministro. O partido permaneceu fora do governo, mas manteve influência direta sobre a coalizão minoritária composta pelos liberais-conservadores moderados, democratas-cristãos e liberais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала