- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Preso, ex-comandante da PM acusa Exército de impedir prisão de manifestantes durante invasões no DF

© Foto / Clauber Cleber Caetano / Palácio do Planalto / CC BY 2.0 Solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro
 Solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Nos siga no
Detido sob suspeita de conivência nas invasões ocorridas em Brasília, coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF, disse em depoimento à PF que o Exército impediu a entrada de policiais no local para prender os manifestantes.
De acordo com o G1.O coronel afirmou que o Exército também impediu a desmobilização dos acampamentos em frente ao quartel-general em Brasília, o que teria "contribuído muito" para os atentados cometidos nos prédios dos três Poderes.
"[…] Por duas vezes tentaram [a PM] fazer essa desmobilização dos acampamentos, mas não obtiveram êxito por solicitação do próprio Exército […] a PMDF chegou a mobilizar cerca de 500 policiais militares, mas o Exército entendeu que era melhor eles fazerem essa desmobilização utilizando seus próprios meios", disse o comandante.
Augusto Vieira ainda declarou que setores de inteligência de diversos órgãos disseram "que havia ânimo de tranquilidade para uma manifestação específica" e alegou que não participou de "nenhuma tentativa" de facilitar os ataques.
As declarações de Augusto Vieira sobre os acampamentos vai de encontro ao depoimento do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, o qual também afirmou que o Exército impediu que a PM desmontasse os acampamentos, conforme noticiado.
© Folhapress / Jucelmar AlvesManifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que protestavam e acampavam em frente ao Comando Militar da Amazônia são retirados pela polícia sob ordem judicial no dia 9 de janeiro de 2023
Manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que protestavam e acampavam em frente ao Comando Militar da Amazônia são retirados pela polícia sob ordem judicial no dia 9 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que protestavam e acampavam em frente ao Comando Militar da Amazônia são retirados pela polícia sob ordem judicial no dia 9 de janeiro de 2023
Fábio Augusto Vieira era o responsável pela PMDF no dia 8 de janeiro, quando ocorreram os. A polícia e o governo do DF, que são responsáveis pela segurança dos prédios do governo federal e de outros poderes em Brasília, vêm recebendo duras críticas pela atuação durante os atos de vandalismo.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver um grupo de policiais que observa, sem reação, a invasão de bolsonaristas ao Congresso Nacional.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала