- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Blinken: EUA cometeram 'erro terrível' ao sair do acordo nuclear, mas JCPOA 'não é mais prioridade'

© AP Photo / Manuel Balce CenetaO secretário de Estado Antony Blinken com o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, fala durante uma coletiva de imprensa na Sala Benjamin Franklin no Departamento de Estado, terça-feira, 17 de janeiro de 2023
O secretário de Estado Antony Blinken com o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, fala durante uma coletiva de imprensa na Sala Benjamin Franklin no Departamento de Estado, terça-feira, 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2023
Nos siga no
Embora Biden tenha prometido tentar reativar o acordo, seu governo indicou nos últimos meses que abandonou a possibilidade. O mandatário chegou a dizer que o pacto estava "morto" informalmente, mas as declarações de Blinken oficializam a posição norte-americana.
Em conferência de imprensa na terça-feira (17) com o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que o acordo nuclear com o Irã não é mais uma prioridade para a agenda dos Estados Unidos.

"Com relação ao Plano de Ação Conjunto Global [JCPOA, na sigla em inglês], os iranianos mataram a oportunidade de voltar rapidamente a esse acordo há muitos meses. Havia uma chance na mesa que eles rejeitaram, uma oportunidade que foi aprovada por todos os envolvidos – europeus, Estados Unidos, Rússia e China até na época. E assim o JCPOA não está na agenda como uma questão prática há muitos meses, não é nosso foco […]", disse Blinken, de acordo com o briefing publicado pela Casa Branca.

O secretário acrescentou que, mesmo "o JCPOA não estando mais na mesa", o governo Biden ainda reafirma sua promessa de que Teerã "não terá arma nuclear", mas que os "olhos" dos Estados Unidos estão "no que Irã está fazendo agora", na sua relação de troca de equipamentos militares com a Rússia e "outras atividades iranianas desestabilizadoras na região".
Ao mesmo tempo, Blinken ressaltou que, no que diz respeito ao acordo nuclear, "os resultados e o sucesso" do JCPOA quando implementado em 2015 mostram que o caminho da diplomacia é o certo, uma vez que "colocou o programa nuclear do Irã em uma caixa", mas que ao ter saído do pacto em 2018, Washington "cometeu um erro terrível por ter rasgado e abandonado o acordo" e neste momento "lida com os resultados".
Nesta foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã, o ministro das Relações Exteriores Hossein Amir-Abdollahian, segundo à esquerda, ouve o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, durante sua reunião em Amã, Jordânia, 20 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2022
Panorama internacional
Irã diz que EUA atrasam assinatura do acordo nuclear e acusa Reino Unido de 'papel destrutivo'
No início deste mês, o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, confirmou que o JCPOA não era "nossa prioridade no momento", mas enfatizou que os EUA ainda acreditam que "em última análise, a diplomacia é a melhor maneira" de impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала