- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro da Espanha pede que aliados de Putin sejam barrados na UE

© AP Photo / Markus SchreiberO presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, participa do encontro do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 17 de janeiro de 2023
O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, participa do encontro do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023
Nos siga no
O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, defendeu que os Estados-membros da União Europeia (UE) devem impedir que simpatizantes europeus do presidente russo, Vladimir Putin, tenham acesso às instituições do bloco.
Sánchez deu a declaração durante participação no Fórum Econômico Mundial, realizado entre o dia 16 e sexta-feira (20) na cidade suíça de Davos.

"O autocrata russo não está sozinho em sua aspiração reacionária de fraturar o mundo e voltar no tempo. [Putin] tem muitos aliados na Europa que agora escondem suas simpatias e laços com Putin, mas alguns anos atrás eles o visitaram e elogiaram suas políticas. Devemos impedir que essas forças políticas acessem as instituições e destruam a UE de dentro", disse o mandatário em Davos.

Os futuros ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva, posam ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva ainda durante a campanha presidencial, em São Paulo, em 19 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023
Notícias do Brasil
Economista: Brasil tenta levar imagem de responsabilidade a Davos, mas faltam medidas mais sólidas
O primeiro-ministro espanhol insinuou que em alguns países "estas forças de extrema-direita" contam com o apoio dos principais partidos conservadores, que por sua vez "abrem as portas de acesso aos governos".
Sánchez apelou ao combate dessas forças — classificadas por ele de "sementes podres" lançadas por Putin — com "armas" como "democracia, transparência e políticas eficazes".
O espanhol ainda prometeu ajudar a Ucrânia pelo tempo que for necessário.
Manifestantes satirizam relação entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante ato do Primeiro de Maio do Partido Liberal Democrático da Rússia. Moscou, 1º de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023
Panorama internacional
Biden movimenta indústria bélica dos EUA e endivida Ucrânia ao estender conflito, diz especialista

Sanções da União Europeia contra a Rússia

Após o início da operação especial russa na Ucrânia, o Ocidente intensificou a pressão de sanções sobre Moscou. A UE já colocou em vigor nove pacotes de sanções; o último foi aprovado em 16 de dezembro.
Tudo isso conduziu, em primeiro lugar, a um aumento nos preços da eletricidade, dos combustíveis e dos alimentos nos próprios países europeus. Como enfatizou o presidente russo, a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo para o Ocidente, mas as sanções foram um duro golpe em toda a economia global.
Segundo Putin, o principal objetivo dos Estados Unidos e seus aliados é piorar a vida de milhões de pessoas. No entanto, de acordo com o chefe de Estado, a estratégia não conseguiu minar a estabilidade financeira da Rússia e a própria Europa chegou a um beco sem saída.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала