- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milhares de estudantes protestam contra a reforma judicial em Israel, diz mídia

© AFP 2023 / JACK GUEZAdvogado segura cartazes com escrita em hebraico em que se lê "a Suprema Corte protege a todos nós" durante uma manifestação de advogados contra os controversos planos do governo israelense de reformar o sistema judiciário, do lado de fora do Tribunal Distrital de Justiça de Tel Aviv, 12 de janeiro de 2023
Advogado segura cartazes com escrita em hebraico em que se lê a Suprema Corte protege a todos nós durante uma manifestação de advogados contra os controversos planos do governo israelense de reformar o sistema judiciário, do lado de fora do Tribunal Distrital de Justiça de Tel Aviv, 12 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023
Nos siga no
Milhares de estudantes realizaram protestos em Israel contra a recém-proposta reforma judicial do governo, informou a mídia israelense nesta segunda-feira (16).
Os protestos foram realizados nesta segunda-feira na Universidade Hebraica de Jerusalém, na Universidade de Tel Aviv, na Universidade de Haifa e em dezenas de outras instituições educacionais. Ao mesmo tempo, alguns estudantes realizaram ações alternativas em apoio aos planos do governo, disse o jornal Times of Israel.
"Nós, estudantes, não estamos dispostos a ficar calados diante da perigosa liquidação da justiça. Esta é uma luta pelo nosso futuro contra um governo que em nome da tirania da maioria ameaça atropelar a democracia e depois, sem freio, para prejudicar a igualdade e as liberdades de muitos grupos da população de Israel. Estamos determinados a acabar com essa loucura, e isso é apenas o começo", disse o Student Protest (ou Protesto de Estudantes, em inglês), uma organização recém-criada que iniciou vários protestos, de acordo com o jornal.
Quatro estudantes da Universidade Hebraica de Jerusalém foram presos depois de bloquear uma estrada e se recusar a cumprir as instruções da polícia, publicou o jornal Haaretz, citando autoridades.
No dia 4 de janeiro, o ministro da Justiça de Israel, Yariv Levin, lançou um pacote de reforma legal que limitaria a autoridade da Alta Corte de Justiça e daria ao gabinete o controle sobre a seleção de novos juízes. A reforma planejada gerou críticas públicas e gerou uma onda de protestos.
No sábado (14), cerca de 80 mil israelenses foram às ruas de Tel Aviv para protestar contra o plano de reforma judicial. Uma manifestação semelhante, na semana passada, contou com a presença de mais de 10 mil pessoas.
Foto de arquivo: Isaac Herzog fala na Conferência de Política AIPAC, em Washington, 27 de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Panorama internacional
Presidente israelense quer evitar crise constitucional por meio de debate de reforma judicial
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала