- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aneel: 7 torres de energia foram atacadas e 4 desabaram após o dia 8 de janeiro

© Folhapress / Rodney Costa/Zimel PressTorre de transmissão em Belo Horizonte (MG), em 26 de agosto de 2021 (foto de arquivo)
Torre de transmissão em Belo Horizonte (MG), em 26 de agosto de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023
Nos siga no
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) identificou sete atos de vandalismo em torres de transmissão de energia pelo país após os atos extremistas no último dia 8, em Brasília.
De acordo com o órgão, quatro torres foram totalmente derrubadas e outras três foram depredadas, mas não chegaram a cair. Os ataques ocorreram nos estados do Paraná, Rondônia e São Paulo entre o dia 9 e o último sábado (14).

"Não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências", informou a agência em nota, conforme divulgou o site Poder360.

Segundo a Aneel, as empresas "estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela agência". As instalações pertencem a Eletronorte, Evoltz, Furnas, ISA CTEEP e Taesa.
Uma plataforma petrolífera perto do Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023
Panorama internacional
Empresa francesa TotalEnergies investirá cerca de US$ 1 bi na exploração de petróleo no Brasil
Ainda de acordo com o portal, nesta segunda-feira (16) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discutiu medidas para evitar novos atos com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.
No encontro eles debateram, por exemplo, o reforço do patrulhamento e monitoramento das linhas de transmissão.
"Vamos agir com o rigor da lei, punir e cobrar ressarcimento dos vândalos", afirmou Silveira.
O ministério encaminhou ofícios para os governos de São Paulo, Rondônia e Paraná para que adotem medidas preventivas e investiguem os atos de vandalismo e acionou transmissoras e a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate).
No último dia 8, bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília, causando depredação no Palácio do Planalto, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional. Grupos que organizavam a ação também cogitavam bloquear rodovias e refinarias de petróleo, com o objetivo de criar um caos no país.
Manifestantes bolsonaristas entram em confronto com a polícia em meio à invasão da Praça dos Três Poderes e de prédios públicos na capital brasileira. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023
Notícias do Brasil
PGR denuncia e pede prisão de 39 pessoas por depredação em Brasília
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала