- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido retira embaixador do Irã em protesto contra execução de acusado de espionar para Londres

© AP Photo / Vadim GhirdaO secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, participa do segundo dia da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bucareste, Romênia, 30 de novembro de 2022
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, participa do segundo dia da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bucareste, Romênia, 30 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Nos siga no
No sábado (14), o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, disse que Londres retirou temporariamente o embaixador britânico do Irã devido à execução do ex-vice-ministro da Defesa com cidadania britânica-iraniana Alireza Akbari.
Cleverly usou as redes sociais para publicar a posição da chancelaria britânica, acrescentando que sanções contra cidadãos iranianos foram impostas como resposta.
Estamos responsabilizando o regime. O Reino Unido sancionou hoje o procurador-geral iraniano [Mohammad Jafar Montazeri], convocou o encarregado de negócios e chamou temporariamente o embaixador do Reino Unido para consulta. Nossa resposta ao Irã não está limitada a hoje. Estamos considerando ações adicionais.
Mais cedo, a imprensa iraniana informou que as autoridades iranianas executaram Alireza Akbari sob a acusação de espionagem para a inteligência britânica. No início da semana, Cleverly instou o governo iraniano a anular a sentença de morte de Akbari, sustentando que a decisão tem motivação política e apontando desrespeito à vida humana.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, também condenou a execução de Akbari no Irã dizendo que a medida foi um "ato insensível e covarde."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала