- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente tcheco diz que países 'civilizados' raramente escolhem militares como presidentes

© AP Photo / Darko VojinovicMilos Zeman, presidente da República Tcheca
Milos Zeman, presidente da República Tcheca - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Nos siga no
Em plena campanha eleitoral e próximo do segundo turno do pleito presidencial na República Tcheca, o presidente Milos Zeman alfinetou o candidato da oposição, o ex-presidente do Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A presidência na maioria dos países "civilizados" não é exercida por militares, disse o presidente tcheco Milos Zeman neste domingo (15).
Em uma entrevista para imprensa tcheca, Zeman mostrou apoio ao ex-primeiro-ministro Andrej Babis e fez declarações com o objetivo de retirar a diferença obtida no primeiro turno por Petr Pavel, general aposentado e candidato da oposição.
O primeiro turno da eleição presidencial tcheca ocorreu de 13 a 14 de janeiro, com o general aposentado do Exército tcheco Petr Pavel obtendo 35,4% dos votos.
Em seguida, aparece o ex-primeiro-ministro Andrej Babis, que recebeu 34,99% dos votos. Como nenhum dos candidatos obteve mais de 50%, tanto Pavel quanto Babis chegaram ao segundo turno, agendado para 27 a 28 de janeiro.
"Babis tem uma experiência política maior que Pavel: sem dúvida ele leva vantagem aí. Outro aspecto que considero importante é que na maioria dos países civilizados o chefe de Estado não é militar. É preciso pensar por que é assim", disse Zeman.
O presidente da República Tcheca também afirmou que os resultados do primeiro turno não o surpreenderam, acrescentando que votaria em Babis no segundo turno.
Em resposta às observações de Zeman, Pavel disse que Babis era realmente mais experiente, mas apenas quando se tratava da "política de divisão, caos, distorção de fatos e mentiras".
Milhares de manifestantes da direita e da esquerda se reuniram para protestar contra o governo tcheco - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Panorama internacional
Tchecos protestam contra o apoio do governo do país à Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала