- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moldávia não adere às sanções ocidentais contra a Rússia devido à segurança energética

© AP Photo / Aurel ObrejaUm trólebus (modelo de ônibus elétrico) fica preso em uma avenida durante queda de energia em Chisinau, Moldávia, 23 de novembro de 2022
Um trólebus (modelo de ônibus elétrico) fica preso em uma avenida durante queda de energia em Chisinau, Moldávia, 23 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Nos siga no
A Moldávia não aderiu às sanções contra a Rússia devido à segurança energética do país, declarou o representante do Ministério das Relações Exteriores da Moldávia, Daniel Voda.
"A Moldávia não aderiu às sanções contra a Rússia e a Belarus devido aos riscos da suspensão do fornecimento de gás russo, bem como possíveis consequências que podem afetar negativamente a economia do país em geral", disse Voda à Radio Liberty (considerada um agente estrangeiro pela as autoridades russas).
Ele também acrescentou que Chisinau entende a decisão da União Europeia (UE) de sancionar a Rússia.
Segundo o representante do Ministério das Relações Exteriores, "a Moldávia cumpre as declarações e medidas restritivas da política externa e de segurança comum da UE entre 60% e 80%".
Os chefes de Estado e de governo da UE, em sua cúpula de 23 de junho em Bruxelas, aprovaram a concessão do status de candidato da Moldávia à adesão à UE. Para que as negociações de adesão comecem, esses países devem atender a várias condições, incluindo a realização de reformas.
Na Moldávia, está em vigor um Estado de Emergência declarado, entre outras coisas, devido à crise energética, ao défice de gás e consequente aumento drástico dos preços dos recursos energéticos.
Uma pessoa caminha junto a um mural contra a UE e a OTAN  - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Panorama internacional
Europa negligenciou sua segurança e está agora à mercê da OTAN e dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала