DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Mapa de micro-ondas revela estrutura do campo magnético da Via Láctea (FOTO)

© Foto / Pixabay / varadannadateVia Láctea (imagem referencial)
Via Láctea (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2023
Nos siga no
Uma equipe internacional de astrônomos cartografou a estrutura do campo magnético da Via Láctea, permitindo compreender os processos energéticos que ocorreram antes da origem do nosso Sistema Solar.
Em um estudo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, foi detalhado que, para criar os mapas de nossa galáxia, os cientistas usaram os dados das ondas eletromagnéticas de alta frequência, conhecidas como micro-ondas, que se propagam livremente pelo espaço.
Estas informações fazem parte de um projeto para caracterizar a polarização da Radiação Cósmica de Fundo em Micro-Ondas, que é a radiação fóssil resultante do Big Bang, bem como processos de emissão galáctica e extragaláctica em um alcance de frequências de 10 a 42 giga-hertz.
© Foto / The QUIJOTE Collaboration/Royal Astronomical SocietyCampo magnético da Via Láctea
Campo magnético da Via Láctea - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2023
Campo magnético da Via Láctea
As representações cartográficas da Via Láctea forneceram uma descrição extra sobre a polarização nos processos de emissão de micro-ondas em nossa galáxia.
"Ao estudar as propriedades de sua polarização esperamos encontrar uma pista indireta sobre a existência de ondas gravitacionais após o Big Bang", comentou Ricardo Génova-Santos, astrônomo do Instituto de Astrofísica de Canarias, na Espanha.
Já o cientista responsável pelo projeto, José Alberto Rubiño, mencionou que "a evidência científica sugere que o Universo passou por uma fase de rápida expansão, chamada inflação, uma fração de segundo depois do Big Bang".
O estudo pode ajudar a determinar as características da nossa galáxia com dados indiretos sobre "as condições físicas nas etapas mais distantes do nosso Universo".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала