- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã fala em interferência e convoca diplomata britânico após críticas sobre execução de espião

© Sputnik / Andrei Stenin / Acessar o banco de imagensMinistério das Relações Exteriores do Irã
Ministério das Relações Exteriores do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2023
Nos siga no
O embaixador do Reino Unido em Teerã, Simon Shercliff, foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores do Irã em protesto contra a "interferência irracional de autoridades britânicas" nos assuntos relacionados à segurança nacional do Irã.
Na reunião entre representantes do Irã e o diplomata do Reino Unido, foi dito ao governo britânico para evitar "atos de sabotagem contra a segurança nacional" iraniana, informou a agência Tasnim.
Isso ocorreu após a reação das autoridades do Reino Unido à execução do ex-oficial iraniano Alireza Akbari, que foi enforcado por espionar para a agência de inteligência britânica.
Autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Irã apontaram que governo do Reino Unido deve ser responsabilizado pela morte de Akbari, principalmente por suas ligações não convencionais com o espião que levaram a uma violação da segurança nacional iraniana.
O MRE iraniano também observou que o "apoio injustificado e malicioso a um espião está em desacordo com as alegações de buscar relações baseadas no respeito mútuo".
O governo iraniano enfatizou que uma ação decisiva por parte do Irã para salvaguardar sua segurança nacional não dependeria do consentimento de outros governos, incluindo o Reino Unido, e disse que a continuação de tais atos ilegais e criminosos não será tolerada.
Os diplomatas iranianos condenaram mais uma vez qualquer ato ameaçador e irracional contra a segurança nacional do Irã e exigiram que o embaixador britânico refletisse o assunto para Londres. Simon Shercliff disse que transmitiria as opiniões do Irã ao governo britânico.
O Ministro de Estado da Grã-Bretanha para a Europa, Leo Docherty, fala na Conferência sobre os Bálcãs Ocidentais no Ministério das Relações Exteriores em Berlim, Alemanha, em 21 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2023
Panorama internacional
Rotular IRGC do Irã como organização terrorista 'é uma questão ativa', diz subsecretário britânico
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала