DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Utilizando colisor, cientistas revelam imagem mais precisa de um átomo feita até agora (FOTO)

© AFP 2023 / Valetin FlauraudAlguns dos 1232 ímãs dipolo que dobram o caminho dos prótons acelerados são retratados no Grande Colisor de Hádrons (LHC) em um túnel da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), durante trabalhos de manutenção em 6 de fevereiro de 2020
Alguns dos 1232 ímãs dipolo que dobram o caminho dos prótons acelerados são retratados no Grande Colisor de Hádrons (LHC) em um túnel da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), durante trabalhos de manutenção em 6 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Nos siga no
Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste em um núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa. O núcleo atómico é composto por prótons e nêutrons que podem ser observados na imagem.
Utilizando uma técnica que lembra a tomografia por emissão de pósitrons (PET) – tipo as que os médicos usam para examinar o cérebro e outras partes do corpo – os pesquisadores do Laboratório Nacional de Brookhaven, EUA, registraram a imagem mais precisa de um átomo até o momento.
Está é a imagem mais precisa de um átomo.
De acordo com a National Geographic, o Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC, na sigla em inglês), colisor utilizado no experimento, abre a possibilidade de fazer inferências mais precisas de prótons e nêutrons (que compõem os núcleos atômicos) graças ao emaranhamento quântico de partículas produzido quando átomos de ouro se esfregam uns contra os outros em alta velocidade.
Nenhuma sonda microscópica ou máquina de raios-X é capaz de perscrutar as entranhas do átomo, então os físicos só podem teorizar o que acontece lá dentro com base nos restos de colisões de alta velocidade que ocorrem em colisores de partículas, como o RHIC.
Representação artística de uma galáxia nos primórdios do Universo - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2022
Ciência e sociedade
Nuvem atômica 20 vezes maior que Via Láctea é encontrada por telescópio chinês (FOTO)
Com isso, na imagem, é possível ver a diferença entre prótons e nêutrons. Esse colisor é um sofisticado dispositivo capaz de acelerar íons de ouro a uma velocidade de até 99,995% da velocidade da luz. Graças a ele, também foi possível verificar recentemente a famosa equação de Albert Einstein (E=mc2), por exemplo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала