- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia: até que Suécia ponha fim aos órgãos terroristas, o avanço na adesão à OTAN é impossível

© Sputnik / David HizanishviliForças da OTAN durante exercícios
Forças da OTAN durante exercícios - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Nos siga no
O progresso na adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é impossível até que Estocolmo ponha fim aos grupos terroristas que operam no país, declarou na quinta-feira (12) Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente turco.
Ontem (12), o embaixador sueco em Ancara foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores turco, onde a ele foi emitida uma nota de protesto contra a propaganda em Estocolmo em uma manifestação do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia, contra o líder turco Recep Tayyip Erdogan.
"Mais uma vez, estamos dizendo abertamente: avançar no processo de admissão do país [Suécia] à OTAN é impossível até que se ponha fim às atividades das organizações terroristas", disse Kalin.
"Condenamos com a maior veemência possível estas ações hediondas contra o nosso presidente em Estocolmo. Comunicamos nossa reação e nossas expectativas às autoridades suecas", ressaltou o porta-voz.
Recentemente, o primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson afirmou que as autoridades turcas impõem condições impossíveis para a adesão da Suécia à OTAN.
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, fala ao chegar para participar da reunião da Cúpula da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês) em Riga, Letônia, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Panorama internacional
Suécia descreve as exigências da Turquia para sua adesão à OTAN como impossíveis
A operação militar especial da Rússia na Ucrânia fez com que a Finlândia e a Suécia revisassem sua política de neutralidade. No dia 18 de maio, os dois países apresentaram seus pedidos de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte. Para ingressar no bloco, Finlândia e Suécia precisam buscar a aprovação unânime de todos os 30 Estados-membros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала