- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ministério da Defesa da Rússia explica papel do Grupo Wagner na libertação de Soledar

© SputnikReservistas russos recrutados durante a mobilização parcial passam por treinamento adicional em campo de treinamento na República Popular de Donetsk (RPD), em 4 de outubro de 2022 (foto de arquivo)
Reservistas russos recrutados durante a mobilização parcial passam por treinamento adicional em campo de treinamento na República Popular de Donetsk (RPD), em 4 de outubro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Rússia explicou como a cidade de Soledar, na República Popular de Donetsk (RPD) foi libertada, e qual foi o papel dos destacamentos do Grupo Wagner.
Desde ontem (12), as forças russas libertaram completamente a cidade de Soledar da ocupação do Exército ucraniano, abrindo caminho para a continuidade das ações militares bem-sucedidas na RPD.
A Defesa russa esclareceu que "esta missão de combate foi concluída com sucesso" em função das "ações corajosas e altruístas dos voluntários dos esquadrões de assalto [do Grupo] Wagner".
O Grupo Wagner teve participação fundamental nos ataques diretos aos quarteirões da cidade, onde ainda existiam soldados das Forças Armadas da Ucrânia, apontou o comunicado do Ministério da Defesa russo.
O informe também disse que as operações ofensivas, que culminaram na derrota das tropas ucranianas e na captura de Soledar, foram realizadas por um agrupamento misto de tropas russas, seguindo um plano único previsto para as missões de combate.
"Essas missões de combate incluíam, como já relatado, bloquear a cidade pelo norte e sul, isolar a área de combate, impedir que o inimigo transferisse reservas para a cidade de áreas vizinhas e impedir a saída de unidades das Forças Armadas ucranianas de Soledar".
Além disso, a estratégia russa contou com o apoio de "aeronaves de ataque ao solo e da artilharia", disse o Ministério da Defesa. Durante a libertação de Soledar, a Força Aeroespacial russa abateu três aviões e um helicóptero.
General de exército Sergei Surovikin (à esquerda), então comandante da Força Conjunta de Tropas na área da operação especial na Ucrânia, e o chefe do Estado-Maior da Rússia, general Valery Gerasimov (à direita) - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2023
Operação militar especial russa
MD russo nomeia chefe do Estado-Maior Gerasimov como novo comandante das tropas na operação especial
A libertação de Soledar rompe as vias para o fornecimento de suprimentos das forças ucranianas em Artyomovsk (também chamada de Bakhmut).
Soledar é de importância estratégica para Kiev, pois está localizado no centro da linha de defesa na RPD. Sua libertação permitirá cortar a rota direta de abastecimento do Exército da Ucrânia.
Após a libertação de Soledar, serão criadas condições mais favoráveis para a libertação de Artyomovsk, disse o Ministério da Defesa da Rússia. Através desta cidade passa uma rede de rodovias e ferrovias, por meio das quais o agrupamento de tropas da Ucrânia recebe suprimentos militares em Donbass.
A tomada de Soledar era iminente, após as tropas russas bloquearem na manhã de hoje (11) as principais vias da cidade, conforme informou o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
Nos últimos dias, foi informado que as tropas ucranianas fugiram da região abandonando diversos mercenários poloneses.
Canhões autopropulsados russos Msta-SM2 disparam contra posições da artilharia ucraniana - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Operação militar especial russa
Forças russas libertam completamente a cidade de Soledar e rompem via de abastecimento da Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала