DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Indícios da origem da vida são encontrados em raro meteorito que impactou a Terra

© Foto / Pixabay / Buddy_NathMeteorito (imagem referencial)
Meteorito (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2023
Nos siga no
Análises orgânicas de um meteorito batizado como Winchcombe, que caiu no condado de Gloucester, Reino Unido, em 2021, revelaram compostos orgânicos do espaço que poderiam fornecer pistas da origem da vida.
De acordo com comunicado, as análises encontraram traços de matéria orgânica que revela que o meteorito foi parte de um asteroide, onde foi produzida água líquida.
Ao ter acesso a água, poderiam ter ocorrido no asteroide reações químicas que contribuíram para formação de aminoácidos e proteínas, os componentes básicos da vida.
"O Winchcombe pertence a um tipo raro de meteoritos carbonosos que normalmente possuem um rico inventário de compostos orgânicos e água. O primeiro fragmento do Winchcombe foi recuperado depois de 12 horas da observação da bola de fogo, e foi conservado adequadamente para impedir qualquer contaminação terrestre. Isso permitiu estudar a trilha orgânica essencial do próprio meteorito", afirmou Queenie Chan, líder o estudo.
O que chamou atenção dos especialistas também foi o fato de o meteorito apresentar dez vezes menos aminoácidos que outros tipos de meteoritos condritos carbonáceos.
© Foto / EAARO 2019Fragmento de meteorito bilenar encontrado em pegada de cavalo no Reino Unido
Fragmento de meteorito bilenar encontrado em pegada de cavalo no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2023
Fragmento de meteorito bilenar encontrado em pegada de cavalo no Reino Unido
Segundo os especialistas, o inventário orgânico do corpo celeste deu indícios de como uma química simples deu marcha à origem da vida no nascimento do nosso Sistema Solar.
"A descoberta destas moléculas orgânicas nos permitiu compreender a queda de material similar na superfície da Terra, antes do surgimento da vida em nosso próprio planeta", afirmaram os especialistas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала