- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estudo dos EUA confirma que suposta 'interferência russa' nas eleições do país em 2016 foi uma farsa

© AP Photo / Mary AltafferPessoas aguardam ao lado de um ônibus adornado com fotos dos então candidatos à presidência dos EUA, Hillary Clinton e Donald Trump, em 2016
Pessoas aguardam ao lado de um ônibus adornado com fotos dos então candidatos à presidência dos EUA, Hillary Clinton e Donald Trump, em 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2023
Nos siga no
A informação apareceu no jornal The Washington Post anos depois que este mesmo diário ganhou o Prêmio Pulitzer por promover a narrativa da "intervenção de Moscou", com a qual os democratas tentaram justificar seu fracasso eleitoral.
Cresce uma polêmica nos Estados Unidos após a publicação de um estudo no jornal The Washington Post, que revela que as supostas "contas russas" no Twitter não influenciaram as eleições presidenciais de 2016.
A informação foi publicada anos depois deste mesmo jornal ter ganho um prêmio Pulitzer por promover a narrativa sobre a suposta "intervenção de Moscou", com a qual os democratas tentaram justificar seu fracasso eleitoral.
Presidente Joe Biden responde a uma pergunta sobre a dívida federal no Aeroporto Internacional de Chicago, 7 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2023
Panorama internacional
Documentos confidenciais são encontrados em 2º local associado a Joe Biden
Embora tenham se passado mais de seis anos desde a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, é difícil esquecer as inúmeras publicações na mídia e os muitos minutos de transmissão de notícias que abordaram o suposto caso, conhecido como 'Russiagate'. Foram centenas de reportagens em que se especulavam as chamadas operações de influência russa nas redes sociais.
Agora, um novo estudo do Centro de Política e Mídia Social da Universidade de Nova York (NYU, na sigla em inglês) investigou os limites das operações de influência russa no Twitter durante essas eleições. A primeira de suas conclusões indica que a exposição a contas russas consideradas como desinformação foi altamente concentrada. Apenas 1% dos usuários da rede social foram expostos a 70% desse conteúdo.
A segunda descoberta é que tal exposição ocorreu principalmente entre os eleitores fortemente identificados como republicanos. Ou seja, enquanto a maioria dos especialistas afirmava na época que a interferência russa visava a mudar o comportamento de liberais e democratas descontentes para que votassem em um terceiro partido, se abstivessem ou mesmo votassem a favor do candidato republicano, a realidade mostrou que não foi bem assim.
Outra conclusão do estudo indica que não foi observada nenhuma relação significativa entre a exibição de tuítes ou mensagens de contas de influência russa e a mudança de atitudes, a polarização do país ou o comportamento eleitoral.
O presidente dos EUA, Joe Biden, escuta durante uma reunião com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol e o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em 13 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Panorama internacional
Documentos secretos da época da vice-presidência de Biden são descobertos nos EUA

Governo dos EUA e mídia divulgaram boato sobre 'bots' na Rússia, apesar da resistência do Twitter

A publicação do estudo vem em meio a novas revelações do chamado Twitter Files (Arquivos de Twitter, em tradução livre).
Funcionários do governo dos EUA e meios de comunicação promoveram conspirações sobre a atividade de robôs russos no Twitter, apesar da resistência e das evidências em contrário da empresa de mídia social, disse o repórter Matt Taibbi nesta quinta-feira (12) no último lançamento dos Arquivos do Twitter.

Em janeiro de 2018, os usuários do Twitter começaram a postar a hashtag "ReleaseTheMemo" em apoio ao levante de sigilo de um memorando do então congressista Devin Nunes, que detalhava falhas na investigação do FBI sobre um suposto conluio entre o ex-presidente Donald Trump e a Rússia.

Em resposta, os democratas denunciaram o memorando, alegando que foi impulsionado por "bots" russos e não por um movimento orgânico de mídia social, mesmo depois que o Twitter informou aos legisladores que não encontraram sinais de que o movimento fosse afiliado à Rússia.

"O Twitter alertou os políticos e a mídia de que eles não apenas careciam de provas, mas também tinham evidências de que as contas não eram russas — e foram totalmente ignoradas", disse Taibbi. "Os executivos acabaram ficando frustrados com o que viam como um processo circular — apresentados a alegações de atividade russa, mesmo quando negadas, levaram a mais reivindicações."

Hunter Biden (à esquerda) ao lado de seu pai, Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Panorama internacional
Twitter manipulou para enterrar história que complica filho de Biden, diz jornalista
No entanto, o Twitter seguiu um padrão de não contestar as alegações sobre a Rússia no registro, disse Taibbi.

Consequentemente, os legisladores contribuíram para um dos "maiores surtos de ilusão em massa na história dos Estados Unidos" ao espalhar a farsa do conluio russo e tentar desacreditar o memorando de Nunes, disse o congressista em um comunicado.

O conteúdo do memorando de Nunes foi verificado em um relatório de dezembro de 2019 do inspetor-geral do Departamento de Justiça, Michael Horowitz.

Os arquivos do Twitter são baseados em informações internas e divulgados em coordenação com o CEO do Twitter, Elon Musk, que se comprometeu a reformar a empresa de mídia social após adquiri-la no ano passado.
Joe Biden, presidente dos EUA, escuta briefing na Escola Primária Marie Roberts em Lost Creek, Kentucky, EUA, 8 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Panorama internacional
Administração Biden promoveu 'vasta censura' em redes sociais, revela investigação
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала