DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Brasileiro processa museu nos EUA e pede devolução de quadro de Van Gogh

© AFP 2023 / ODD ANDERSENNesta foto de arquivo tirada em 17 de junho de 2005, um homem passa por "Une liseuse de romans" de Vincent Van Gogh, durante uma prévia do leilão de arte impressionista e moderna da Christie's em Londres
Nesta foto de arquivo tirada em 17 de junho de 2005, um homem passa por Une liseuse de romans de Vincent Van Gogh, durante uma prévia do leilão de arte impressionista e moderna da Christie's em Londres - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2023
Nos siga no
Brasileiro exige a devolução da tela pós-impressionista pintada por Vincent Van Gogh, que está retida em um museu nos EUA.
O brasileiro Gustavo Soter, dono de uma empresa que compra e vende arte, afirma ter adquirido a pintura, em 2017, por US$ 3,7 milhões (R$ 18,9 milhões), embora ela nunca tenha chegado às suas mãos.
A Brokerarte Capital Partners LLC e seu único proprietário, Gustavo Soter, alega ter participado de um leilão para comprar a tela "The Reading Lady", mas um "terceiro" tomou posse da arte, de acordo com o processo.
Depois de anos sem saber seu paradeiro, Gustavo Soter recebeu a notícia de que ela foi exibida no Detroit Institute of Arts, nos EUA, como parte de uma exposição dedicada a Vicent Van Gogh, que termina em 22 de janeiro.
© Foto / Reprodução/WikiartThe Novel Reader, do pintor Vincent van Gogh.
The Novel Reader, do pintor Vincent van Gogh. - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2023
The Novel Reader, do pintor Vincent van Gogh.
Temendo que o museu a entregasse a terceiros, o brasileiro solicitou a intervenção de um juiz federal de Michigan, que ordenou à instituição que "se abstivesse de danificar, destruir, esconder, jogar fora, deslocar, usar ou deteriorar" a peça.
Segundo a emissora CBC, o museu se recusou a comentar sobre a disputa, mas disse que "nenhuma alegação de má conduta por parte do DIA [Detroit Institute of Arts] foi apresentada".
A pintura a óleo sobre tela foi emprestada de uma coleção em São Paulo, no Brasil, e é uma das 80 obras de Van Gogh na exposição.
"O empréstimo foi aceito de acordo com as melhores práticas do museu e está sujeito às proteções da lei federal aplicável por meio de registro no Departamento de Estado dos EUA", disse o museu.
Peça arqueológica de origem mexicana é um jugo de rocha que representa um ser divino. Ela foi feita na costa do Golfo durante o período Clássico Mesoamericano (400 -900 dC)  - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2022
Ciência e sociedade
'Minha herança não está à venda': México suspende leilão de 3 peças arqueológicas na Bélgica
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала