- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Parlamentares do Brasil e dos EUA buscam cooperação na investigação dos distúrbios de Brasília

© AP Photo / Eraldo PeresManifestantes bolsonaristas sentam em frente a agentes do Exército no Palácio do Planalto em meio à invasão de prédios públicos na capital brasileira, Brasília, 8 de janeiro de 2023
Manifestantes bolsonaristas sentam em frente a agentes do Exército no Palácio do Planalto em meio à invasão de prédios públicos na capital brasileira, Brasília, 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2023
Nos siga no
Assinaram a declaração 39 parlamentares brasileiros, entre senadores e deputados federais, e 35 membros do Congresso americano.
Parlamentares norte-americanos que trabalham nas investigações sobre a invasão ao Capitólio iniciaram conversas para cooperar com legisladores brasileiros sobre as investigações das manifestações antidemocráticas em Brasília.
Em uma inédita declaração conjunta, publicada pela Reuters, eles condenaram os atos "antidemocráticos da extrema direita" que ocorreram no último domingo (8).
O deputado americano Bennie Thompson é um dos legisladores cujo escritório está envolvido nas negociações, de acordo com uma das fontes, que pediu anonimato porque as discussões são preliminares.
O residente do Senado do Brasil, Rodrigo Pacheco, também discutiu a ideia de tal intercâmbio com o principal diplomata dos EUA em Brasília, disse uma fonte à publicação.
© Foto / Agência Senado / Waldemir BarretoRodrigo Pacheco no Plenário do Senado, 3 de maio de 2022
Rodrigo Pacheco no Plenário do Senado, 3 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2023
Rodrigo Pacheco no Plenário do Senado, 3 de maio de 2022
A embaixada dos Estados Unidos também teria aceitado a ideia de compartilhar os conhecimentos da investigação contra os partidários do então presidente Donald Trump, que realizaram o ataque de 6 de janeiro em uma tentativa fracassada de impedir o Congresso de certificar a vitória de Joe Biden.
De acordo com os parlamentares envolvidos na iniciativa, promovida pelo Washington Brazil Office (WBO), "não é segredo que agitadores da extrema direita no Brasil e nos Estados Unidos estão coordenando esforços".
Eles citam como exemplo os encontros do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, que se reuniu após as eleições presidenciais do ano passado com Trump e seus ex-assessores Jason Miller e Steve Bannon, "que encorajaram Bolsonaro a contestar os resultados das eleições no Brasil".
Bannon foi condenado a quatro meses de prisão por desacato ao Congresso em outubro passado.
Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso em reunião de líderes norte-americanos, Cidade do México, México, 10 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2023
Notícias do Brasil
EUA tiveram papel decisivo na invasão de prédios públicos em Brasília, afirma Korybko
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала