- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA 'ameaçam' África por laços com Rússia, diz ministra da Defesa sul-africana

CC BY 2.0 / Flowcomm / Bandeira da África do Sul
Bandeira da África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Nos siga no
Washington está preocupado com a visita de um cargueiro russo a uma base naval na África do Sul, disse uma autoridade norte-americana ao Wall Street Journal (WSJ).
As relações entre Washington e Pretória ficaram tensas depois que um cargueiro russo visitou a maior base naval da África do Sul no mês passado, informou o WSJ na segunda-feira (9). A ministra da Defesa do país disse que os Estados Unidos têm pressionado as nações africanas sobre quaisquer ligações com Moscou, de acordo com a agência.
Washington está "preocupado com o apoio que as Forças Armadas sul-africanas forneceram à 'Lady R'", disse um alto funcionário dos EUA ao WSJ, referindo-se a uma embarcação russa que foi sancionada em maio por seu suposto envolvimento em remessas de armas para Moscou.
No início de dezembro, o navio foi autorizado a entrar na base naval de Simon's Town com seus transponders desligados e mover livremente a carga para lá, afirmou a mídia. "Não há informações publicamente disponíveis sobre a origem dos contêineres que foram carregados no 'Lady R'", disse o funcionário.
A agência citou comentários feitos pela ministra da Defesa sul-africana, Thandi Modise, no mês passado, sobre a visita de "Lady R". Ela se recusou a revelar qual carga o navio estava transportando, dizendo apenas que "qualquer conteúdo que este navio estava recebendo foi encomendado muito antes da COVID-19", que surgiu no final de 2019.
O presidente do Congresso Nacional Africano (ANC, na siglas em inglês), Cyril Ramaphosa, corta um bolo com apoiadores no estádio Dr Molemela, em Mangaung, África do Sul, 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Panorama internacional
Ramaphosa promete renovação do partido governista antes das eleições de 2024 na África do Sul

Washington "ameaça a África, não apenas a África do Sul, de ter qualquer coisa que ao menos tenha o cheiro da Rússia", disse Modise, conforme citada pelo WSJ.

O artigo observou que, de acordo com a lei dos EUA, Washington pode impor sanções a qualquer entidade que forneça serviços a um navio da lista de sanções.
O diretor da empresa de consultoria African Defense Review, Darren Olivier, disse ao jornal que era plausível que "Lady R" estivesse trazendo um antigo pedido de munição russa para a África do Sul. Moscou e Pretória concordaram em enviar 4,5 milhões de cartuchos de munição russa no valor de cerca de US$ 585 mil (cerca de R$ 3 milhões), em 2020.
Quanto ao que foi carregado no navio, Olivier apontou que "a indústria de defesa da África do Sul geralmente não produz armamentos e sistemas completos usados pelos militares russos". No entanto, ele disse que Moscou pode estar interessada em itens de uso duplo, incluindo sistemas de orientação e óptica para drones aéreos.
Segundo o alto funcionário norte-americano, que falou ao WSJ, a embaixada dos EUA avisou Pretória em novembro que uma embarcação sancionada estava prestes a chegar ao país, mas as autoridades sul-africanas não responderam. Os eventos em torno de "Lady R" demonstram a "dificuldade" de implementar sanções contra a Rússia para os EUA e seus aliados, observou o artigo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала