- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analistas simulam guerra por Taiwan e preveem destruição de 2 porta-aviões dos EUA

© Foto / Facebook/ 5ª Frota dos EUAGrupo de ataque liderado pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln e grupo de prontidão do navio de assalto anfíbio USS Kearsage dos EUA (imagem ilustrativa)
Grupo de ataque liderado pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln e grupo de prontidão do navio de assalto anfíbio USS Kearsage dos EUA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Nos siga no
A análise de uma operação simulando a invasão de Taiwan pela China em 2026 demonstra que tal conflito causaria milhares de vítimas entre militares chineses, taiwaneses, japoneses e norte-americanos, segundo o canal de televisão CNN, citando o relatório do Centro de Pesquisas Estratégicas e Internacionais (CSIS).
Conforme os resultados da análise, é muito provável que um eventual conflito não acabe com a vitória incondicional de Pequim.
Nota-se que as conclusões foram tiradas em resultado de uma das maiores operações de simulação virtual de jogos militares em um possível conflito das potências em torno de Taiwan.
A versão preliminar do relatório, intitulada "Primeiro Combate da Próxima Guerra", inclui 24 cenários militares avaliados pelos especialistas do CSIS. Segundo os analistas do centro, seu projeto era necessário por as anteriores simulações de invasão, tanto governamentais como privadas, não levarem em conta todos os aspectos e não serem transparentes.

"Os EUA e o Japão poderiam perder dezenas de navios, centenas de aviões e milhares de militares. Tais perdas prejudicariam as posições globais dos EUA durante muitos anos a seguir", diz o relatório.

Exercícios conjuntos entre EUA e Japão, 22 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Panorama internacional
FT: EUA e Japão reforçam colaboração ante possível conflito por causa de Taiwan
Na maioria dos cenários do CSIS, a Marinha estadunidense perde dois porta-aviões e de dez a 20 de navios de combate de superfície.
Ao longo de três semanas de combates, cerca de 3.200 militares norte-americanos morreriam, o que constitui quase metade das perdas dos EUA durante duas décadas de combates no Iraque e Afeganistão.

"A China também sofreria muito. Sua frota militar seria destruída, sua Marinha seria derrotada e dezenas de milhares de soldados acabariam em cativeiro", indica um dos cenários.

Segundo os autores, as perdas da China podem alcançar cerca de 10 mil soldados, 155 aviões de combate e 138 navios de grande porte destruídos.
USS Kidd, destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, e Munro, navio da Guarda Costeira dos EUA, transitam pelo estreito de Taiwan em 27 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2023
Panorama internacional
Pressão da China no estreito de Taiwan faz EUA reduzirem atividade naval na região, diz mídia
O próprio Exército de Taiwan, de acordo com o relatório, perderia 3.500 soldados, enquanto todos os 26 destróieres e fragatas que compõem a Marinha da ilha seriam afundados.
O Japão provavelmente perderia mais de 100 aviões de combate e 26 navios de guerra, com as bases militares norte-americanas em seu território sendo atacadas pela China.
O CSIS enfatiza que seu relatório não implica que a guerra por Taiwan seja "inevitável ou até possível". Entre as variantes alternativas das ações de Pequim contra Taiwan os analistas apontam a estratégia de isolamento diplomático, pressão na "área cinzenta" ou coerção econômica.
Soldados taiwaneses fazem saudação durante celebrações do Dia Nacional em frente ao Edifício Presidencial em Taipé, Taiwan, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2023
Taiwan aposta em reforma militar e armas ocidentais para enfrentar a China
A situação em torno de Taiwan agravou-se drasticamente no início de agosto do ano passado, após a visita à ilha da então presidente da Câmara dos Representantes norte-americana Nancy Pelosi. A China, que considera a ilha uma das suas províncias, condenou a visita de Pelosi, vendo nesse passo o apoio ao separatismo taiwanês, e retaliou com exercícios militares de grande escala.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала