- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia realiza operação em retaliação ao ataque ucraniano contra forças russas em Makeevka

© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaLançador múltiplo de foguetes Uragan durante a operação especial russa na Ucrânia
Lançador múltiplo de foguetes Uragan durante a operação especial russa na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Nos siga no
A operação de retaliação das Forças Armadas da Rússia pelo recente ataque ucraniano contra um local de destacamento temporário das tropas russas em Makeevka incluiu um lançamento maciço de mísseis contra Kramatorsk, em resultado do qual foram eliminados mais de 600 militares ucranianos, informou Ministério da Defesa russo neste domingo (8).
A entidade observou que, em resposta ao ataque criminoso do regime de Kiev nos primeiros minutos de janeiro de 2023 contra um destacamento temporário de soldados russos no povoado de Makeevka, na República Popular de Donetsk (RPD), "o comando do conjunto das forças russas realizou uma operação de retaliação".
"Nas últimas 24 horas, os serviços de inteligência russos descobriram e confirmaram de forma confiável, através de vários canais independentes, os locais de implantação temporária dos militares das Forças Armadas da Ucrânia na cidade de Kramatorsk. No dormitório № 28 havia mais de 700 soldados ucranianos e no dormitório № 47 estavam mais de 600 militares. Na sequência de um ataque maciço de mísseis contra esses locais de implantação temporária de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, foram eliminados mais de 600 militares ucranianos", avança o ministério russo.
A aviação e a artilharia da Rússia atingiram depósitos de armamentos e munições de duas brigadas ucranianas na República Popular de Donetsk (RPD), relata a entidade militar.
Destaca-se que também foram atingidas 84 posições de fogo da artilharia, tropas e equipamentos militares em 117 áreas.
Além disso, as forças russas atingiram brigadas de obuseiros da infantaria motorizada das forças ucranianas e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Grad na república de Donetsk, declarou o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
Konashenkov disse também que, na sequência de negociações, 50 militares russos retornaram do cativeiro ucraniano ao seu país.

"Em 8 de janeiro, na sequência de negociações com o território controlado pelo regime de Kiev, 50 militares russos que estavam em perigo de vida retornaram do cativeiro", disse o tenente-general.

Na área sul de Donetsk, as forças russas suprimiram a atividade de grupos de reconhecimento e sabotagem ucranianos, eliminando mais de 40 militares do adversário, um veículo de transporte blindado e três automóveis.
Vale ressaltar que, nas últimas 24 horas, caças russos derrubaram cinco aviões militares ucranianos. Na região de Carcóvia, foi derrubado um caça ucraniano Su-27, na área do povoado de Izyum, também em Carcóvia, foi abatido um avião Su-24. Já na República Popular de Donetsk foram derrubados dois aviões Su-25 e um caça MiG-29.
Carro danificado por artilharia ucraniana na cidade de Vasilievka, região de Zaporozhie, foto publicada em 5 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2023
Operação militar especial russa
NYT: novo apoio militar ocidental a Kiev demonstra desinteresse em resolver conflito pacificamente
Por fim, informa-se que a defesa antiaérea russa destruiu cinco drones ucranianos na República Popular de Lugansk. Além disso, foram interceptados 10 foguetes do sistema de lançamento múltiplo Himars e Uragan em várias áreas das repúblicas populares de Donetsk, Lugansk, bem como na região de Zaporozhie.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала