- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Matou humanos, não peças de xadrez': Talibã acusa príncipe Harry de matar inocentes

© AP Photo / Finnbarr WebsterPríncipe Harry examinando o equipamento durante sua visita ao 42 Comando dos Fuzileiros Navais Reais na sua base em Bickleigh, Inglaterra, 20 de fevereiro de 2019
Príncipe Harry examinando o equipamento durante sua visita ao 42 Comando dos Fuzileiros Navais Reais na sua base em Bickleigh, Inglaterra, 20 de fevereiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2023
Nos siga no
Funcionário do Talibã comentou os rumores envolvendo a publicação da biografia do príncipe Harry, na qual ele alega ter matado 25 pessoas no Afeganistão.
A administração do Talibã criticou o príncipe britânico Harry por admitir ter matado 25 pessoas durante serviço militar no Afeganistão.
"Verificamos e descobrimos que nos dias em que o príncipe Harry mencionou o assassinato de 25 mujaheddin, não tivemos nenhuma baixa em Helmand", disse o líder talibã, Anas Haqqani, à Al Jazeera.
"Está claro que civis e pessoas comuns foram os alvos", acrescentou.
Anas Haqqani disse que a história relata pelo príncipe Harry "faz parte dos muitos crimes de guerra dos 20 anos de presença militar ocidental no Afeganistão".
"Não é o quadro completo dos crimes cometidos por eles", afirmou.
Mais cedo, o líder talibã fez uma publicação em suas redes sociais afirmando que afegãos "inocentes eram peças de xadrez" para os soldados, líderes militares e políticos do Reino Unido.
Sr. Harry! Os que você matou não eram peças de xadrez, eram humanos; eles tinham famílias que esperavam seu retorno. Entre os assassinos de afegãos, poucos têm a decência de revelar sua consciência e confessar seus crimes de guerra.
Abdul Qahar Balkhi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, também criticou os comentários da realeza britânica.
O ministro interino de minas e petróleo Shahabuddin Dilawar (esquerda), o vice-primeiro-ministro interino do Afeganistão, Abdul Ghani Baradar (centro), e o embaixador da China no Afeganistão, Wang Yu, participam de uma coletiva de imprensa para anunciar um contrato de extração de petróleo com uma empresa chinesa em Cabul em 5 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2023
Panorama internacional
Talibã e China acertam acordo de 25 anos para extração de petróleo no Afeganistão
"A ocupação ocidental do Afeganistão é realmente um momento odioso na história da humanidade, e os comentários do príncipe Harry são um microcosmo do trauma vivido pelos afegãos nas mãos das forças de ocupação, que assassinaram inocentes sem qualquer responsabilidade", disse ele.
O Talibã voltou ao poder em agosto de 2021, depois que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte e dos EUA se retiraram após 20 anos de ocupação militar no Afeganistão.
Dezenas de milhares de afegãos, muitos deles civis, foram mortos e feridos durante a guerra, e o país nunca se recuperou economicamente. As forças lideradas pelos EUA, assim como o Talibã, foram acusadas de crimes de guerra durante as duas décadas de guerra.
Em seu livro de memórias a ser lançado na próxima semana, Harry revela o número de pessoas que ele matou, 25 no total, durante dois turnos em que serviu no Afeganistão.
No primeiro, como controlador aéreo avançado em ataques aéreos, de 2007 a 2008; depois pilotando helicópteros de ataque Apache em 2012 e 2013.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fala durante uma entrevista coletiva em Jacarta, Indonésia, na terça-feira, 14 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2022
Panorama internacional
Saída do Afeganistão permitiu apoio 'incondicional' dos EUA à Ucrânia contra Rússia, diz Blinken
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала