- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE e a OTAN assinarão 3ª declaração conjunta

© AP Photo / Michael SohnJens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, fala no Museu do Muro de Berlim no antigo posto fronteiriço Charlie em Berlim, Alemanha, 1º de dezembro de 2022
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, fala no Museu do Muro de Berlim no antigo posto fronteiriço Charlie em Berlim, Alemanha, 1º de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2023
Nos siga no
Os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e as principais instituições da União Europeia (UE) se reunirão em 10 de janeiro para assinar uma terceira declaração sobre a cooperação de segurança transatlântica.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, e a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinarão a terceira declaração conjunta em 10 de janeiro, informou a assessoria de imprensa da aliança militar.
O evento ocorrerá na sede da OTAN, em Bruxelas. Em seguida, será realizada uma conferência de imprensa conjunta. A declaração conjunta deveria ter sido assinada em 2021, mas foi adiada por razões desconhecidas.
A União Europeia apontou que espera avançar nas negociações entre o bloco e a OTAN após a aprovação da estratégia de Bruxelas na esfera da defesa, denominada Bússola Estratégica.
O documento, aprovado em 21 de março de 2022, é um plano para fortalecer a segurança regional e visa estabelecer uma capacidade de implantação rápida de até 5 mil soldados "para diferentes tipos de crise".
As duas primeiras declarações conjuntas foram assinadas em 2016 e 2018. Elas delinearam como a UE e a OTAN agiriam juntas contra ameaças de segurança comuns, incluindo ameaças cibernéticas e híbridas.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fala durante uma entrevista à AFP na sede da OTAN em Bruxelas, em 16 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2023
Panorama internacional
'Mesmo com fim do conflito na Ucrânia, problemas com Moscou persistirão', diz Stoltenberg da OTAN
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала