- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Tebet assume Planejamento e revela conversa com Lula: 'Minha surpresa foi dupla'

© Folhapress / Ton MolinaSimone Tebet (MDB) toma posse como ministra do Planejamento, em 5 de janeiro de 2022
Simone Tebet (MDB) toma posse como ministra do Planejamento, em 5 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2023
Nos siga no
A ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) assumiu o comando do Ministério do Planejamento e Orçamento na manhã desta quinta-feira (5), pasta recriada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A cerimônia de posse ocorreu em Brasília e contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB); do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT); da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Em seu discurso, Tebet agradeceu ao presidente Lula pela "confiança absoluta" ao convidá-la para comandar a pasta. Ela também exaltou o processo eleitoral de 2022, afirmando que "o povo brasileiro foi ouvido" e que "o rito da Constituição foi cumprido".

"O Ministério do Planejamento é um ministério que trata do futuro, mas também do presente. O Orçamento brasileiro está direta e indiretamente presente na vida dos quase 210 milhões de brasileiros. O Planejamento fala do futuro, do Brasil que queremos ser", disse Tebet.

© Folhapress / Andre RibeiroO então candidato a presidente Lula e seu então candidato a vice, Geraldo Alckmin, encontram-se com a ex-presidenciável Simone Tebet (MDB-MS), que declarou apoio a Lula no segundo turno, em hotel na região central de São Paulo, em 7 de outubro de 2022
 O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), e o vice Geraldo Alckmin, (PSDB), se encontram com Simone Tebet (MDB-MS) que declara apoio a o Lula no segundo turno, em hotel na região central de São Paulo, 7 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2023
O então candidato a presidente Lula e seu então candidato a vice, Geraldo Alckmin, encontram-se com a ex-presidenciável Simone Tebet (MDB-MS), que declarou apoio a Lula no segundo turno, em hotel na região central de São Paulo, em 7 de outubro de 2022. Foto de arquivo
A nova ministra revelou uma conversa que teve com Lula no momento do convite. Ela relata que esperava ser convocada para um ministério direcionado à área social, na qual afirma ter "total sinergia e coincidência" com o petista. Porém o presidente havia insistido que gostaria de confiar-lhe uma pasta em que têm discordâncias para contribuir com o governo.

"Minha surpresa foi dupla, primeiro porque fui escolhida para ser ministra em um convite especial do presidente, e segundo porque fui parar justamente em uma pauta [em] que tenho alguma divergência. Tenho total sinergia e coincidência na pauta social e de costumes, estava pronta e preparada para assumir qualquer tarefa nessa área, mas fui parar na pauta econômica", revelou.

Segundo Tebet, Lula afirmou que é um "presidente democrata", que não deseja ter ao seu lado apenas "os iguais", mas também "os diferentes para se somar", "pois assim se constrói uma nação soberana, igual, justa e para todos".
Jair Bolsonaro (PL) participa de sabatina na sede do SBT. Osasco (SP), 21 de outubro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2023
Notícias do Brasil
Mídia: Lula mira sigilos de Bolsonaro relativos a armas, compra de cloroquina e visitas ao Planalto
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала