- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo da Colômbia anuncia suspensão da trégua com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional

© AFP 2023 / Raul ArboledaMembros da frente Ernesto Che Guevara, pertencentes à guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), patrulham o rio na selva, no departamento de Choco, Colômbia, 23 de maio de 2019
Membros da frente Ernesto Che Guevara, pertencentes à guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), patrulham o rio na selva, no departamento de Choco, Colômbia, 23 de maio de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2023
Nos siga no
O acordo de cessar-fogo entre o governo e o Exército de Libertação Nacional (ELN) foi suspenso um dia depois que os guerrilheiros negaram ter aceito o pacto de seis meses, disse o ministro do Interior colombiano, Alfonso Prada.
"Diante da posição assumida publicamente ontem [3], decidimos suspender os efeitos jurídicos do decreto que estabeleceu uma trégua bilateral com o ELN de 1º de janeiro a 30 de junho", anunciou Alfonso Prada em entrevista coletiva.
Prada acrescentou que este pedido de trégua é "resposta ao apelo imperativo das comunidades étnicas territoriais e camponesas para manter a cessação bilateral e a não violência em seus territórios". O assunto voltaria a ser debatido em uma segunda fase de negociações marcada para o México.
O governo decidiu suspender o decreto depois de a guerrilha do ELN negar ter acertado um cessar-fogo bilateral com o Poder Executivo, conforme anunciou sábado (31) o presidente Gustavo Petro, e afirmar que se trata de uma proposta a ser estudada na próxima rodada de diálogos.
"A delegação do ELN para conversações não discutiu com o governo de Gustavo Petro nenhuma proposta de cessar-fogo bilateral, portanto ainda não há acordo sobre o assunto", disse o grupo armado em comunicado em suas redes sociais nesta terça-feira (3).
No texto, o grupo armado acrescenta que a guerrilha só cumpre o que é acordado na mesa de diálogo da qual participa, e explica em comunicado que "um decreto unilateral do governo não pode ser aceito como um acordo", disse o ELN se referindo ao anúncio de Petro.
Gustavo Petro fala no 100º dia de sua administração no gabinete presidencial do Palácio Narino, em Bogotá, Colômbia, terça-feira, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2022
Panorama internacional
Colômbia: Petro anuncia o 1º acordo com guerrilheiros do ELN
No dia 31 de dezembro, o presidente colombiano Gustavo Petro anunciou um cessar-fogo de cinco grupos armados, de 1º de janeiro a 30 de junho. Esses grupos são o ELN, a Segunda Marquetalia, o Estado-Maior Central, as Autodefensas Gaitanistas de Colombia (AGC) e as Autodefensas de la Sierra Nevada.

"Este é um ato ousado. O cessar-fogo bilateral obriga as organizações armadas e o Estado a respeitá-lo. Haverá um mecanismo de verificação nacional e internacional", disse Petro em suas redes sociais.

No entanto, o ELN assegurou que, no último ciclo da Mesa Redonda para os Diálogos de Paz, que se realizou na Venezuela entre 21 de novembro e 12 de dezembro de 2022, "apenas se acordou o que foi anunciado sobre a institucionalização da Mesa" e se começaram a fazer ajustes à "Agenda que foram levados a consultas, tanto ao presidente como ao Comando Central".
Nesse ciclo, o governo de Gustavo Petro e o ELN concordaram em fazer mudanças na agenda estabelecida em 2016, quando o Estado colombiano assinou um acordo de paz com a extinta guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
O próximo ciclo, que vai acontecer no México ainda em janeiro, visa concluir o ajuste da Agenda e, uma vez concluído, o ELN vai estar "disposto a discutir a proposta" de cessar-fogo.
No dia 4 de novembro, Gustavo Petro assinou a lei da paz, que habilita os governos a negociar com os grupos armados que atuam no país, rumo à construção da paz total.
O país sul-americano vive há mais de meio século um conflito armado que já deixou mais de 262.197 mortos e milhões de deslocados em todo o território nacional. Em 2016, o governo assinou um acordo com as FARC, mas o ELN e grupos paramilitares e narcotraficantes continuam operando no país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала