- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-conselheiro de Trump questiona adesão da Turquia à OTAN e prevê fratura da unidade europeia

© AP Photo / Pablo Martinez MonsivaisO ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton gesticula enquanto fala no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, 30 de setembro de 2019
O ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton gesticula enquanto fala no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, 30 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2023
Nos siga no
Ancara não está pronta para assumir uma postura antirrussa mais dura diante do conflito na Ucrânia e isso coloca a adesão da Turquia à OTAN em dúvida, diz John Bolton, conselheiro de segurança nacional do governo Trump. Para Bolton, ainda mais preocupante vai ser o teste de "determinação e unidade" que a Europa deve enfrentar.
"A Finlândia e a Suécia tomaram a decisão impressionante de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], mas os parceiros comerciais e militares da Rússia ainda não a abandonaram, incluindo infelizmente a Turquia, cuja adesão à OTAN deve estar em questão em 2023, se o presidente [Recep Tayyip] Erdogan for reeleito", escreveu John Bolton em um artigo publicado no The Daily Telegraph.
O ex-funcionário dos EUA acrescentou que a verdadeira questão é a unidade e determinação do Ocidente, nenhuma das quais é garantida. Para o especialista, as declarações da Alemanha sobre sua intenção de aumentar os gastos com defesa ainda não se concretizaram. Em 2023, o orçamento militar alemão vai ser menor do que em 2022 e a compra do F-35 parece estar paralisada por entraves burocráticos, frisou.
Ao se voltar para a França, Bolton criticou a proposta do presidente francês Emmanuel Macron de que a futura arquitetura de segurança europeia deveria incluir garantias para a Rússia.

"Cada dia que passa sem que o Exército russo se retire da Ucrânia corre o risco de aumentar as tensões no Ocidente", concluiu Bolton.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, realizam uma coletiva de imprensa em Ancara, Turquia, 22 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2022
Panorama internacional
Turquia: 'Apreciamos' ações da Suécia para entrar na OTAN, mas Estocolmo 'precisa fazer muito mais'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала