- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula revoga processos de 8 privatizações em andamento

© FolhapressLula assina decretos durante cerimônia de posse dos novos ministros de Estado, na cidade de Brasília (DF), em 1º de janeiro de 2022
Lula assina decretos durante cerimônia de posse dos novos ministros de Estado, na cidade de Brasília (DF), em 1º de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Nos siga no
Entre as empresas que tiveram os processos de desestatização revogados estão a Petrobras, os Correios e a EBC.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a revogação de processos de privatização de oito empresas estatais, iniciados na gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).
No despacho publicado na manhã desta segunda-feira (2), na Seção 1 de Edição Extra do Diário Oficial da União, Lula ressalta que a decisão foi tomada diante "da necessidade de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público".
As empresas que tiveram revogada a inclusão no chamado Programa Nacional de Desestatização (PND) foram:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
Empresa Brasil de Comunicação (EBC);
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);
Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep);
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
Armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) constantes do Anexo ao Decreto nº 10.767, de 12 de agosto de 2021;
Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras);
Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (Pré-Sal Petróleo S.A. — PPSA).
A revogação das privatizações foi uma das promessas de campanha de Lula, que em entrevistas e comícios durante as eleições presidenciais criticava os processos de desestatização.
Em 13 de dezembro, em discurso na cerimônia de encerramento dos trabalhos da equipe de transição, Lula afirmou que em sua gestão as privatizações acabariam.
"Já privatizaram quase tudo. Vai acabar, e nós vamos mostrar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade", disse o presidente na ocasião, segundo noticiado pela CNN Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acena após partir com sua esposa, Rosângela Silva, da Catedral Metropolitana para a cerimônia de posse no Congresso, em Brasília, no Brasil, em 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Notícias do Brasil
Lula inicia governo com 17 encontros bilaterais com chefes de Estado
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала