DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cometa que 'testemunhou' neandertais e mamutes na Terra se aproxima do nosso planeta (VÍDEO)

CC BY-SA 4.0 / Martin Gembec / Cometa C / 2019 Y4 Atlas
Cometa C / 2019 Y4 Atlas - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2022
Nos siga no
O C/2022 E3 (ZTF) se aproximará da Terra e do Sol no início de 2023, sendo a primeira vez em 50.000 anos que o fará, relata a agência espacial norte-americana NASA.
Um cometa que só orbita o Sol uma vez a cada 50.000 anos será visível da Terra em janeiro de 2023, anunciou a agência espacial norte-americana NASA.
"O cometa C/2022 E3 (ZTF) é observável com binóculos ou um pequeno telescópio no céu da madrugada para observadores no Hemisfério Norte", disse a entidade.
Durante o mês um novo cometa poderá ser visto planando pelo céu para o noroeste. Além disso, as brilhantes constelações invernais são um deleite noturno para os observadores de estrelas. Por fim, esperem a Lua do Lobo em 6 de janeiro [sexta-feira].
O fenômeno astronômico foi descoberto em 2 de março de 2022, usando uma câmera de pesquisa de visão ampla na Instalação de Transientes de Zwicky, ou ZTF. O novo cometa tem brilhado consideravelmente desde então, e agora se move através da constelação Corona Borealis nos céus antes do amanhecer.
No entanto, ainda é muito escuro para o observar sem a ajuda de um telescópio. É previsto que atinja seu ponto mais próximo ao Sol, conhecido como periélio, em 12 de janeiro de 2023, enquanto o ponto mais próximo da Terra, ou perigeu, é esperado em 1º de fevereiro, quando supostamente será visível a olho nu. Apesar disso, a revista Sky at Night adverte que poderá parecer apenas uma mancha de pó de giz em um quadro negro, e não um espetáculo noturno.
O C/2022 E3 (ZTF) passará a uma distância de cerca de 44 milhões de quilômetros da Terra, não representando assim perigo para o nosso planeta.
A última vez que o cometa visitou o planeta, há 50.000 anos, o território do deserto do Saara estava úmido e fértil, os neandertais e os mamutes ainda caminhavam pelo planeta, e os humanos, tanto quanto se sabe, ainda não tinham chegado à América do Norte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала