- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Não terminará bem': Turquia alerta que não permitirá expansão da Grécia no mar Egeu

© AFP 2023 / Burhan OzbiliciO ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias, à esquerda, observa, enquanto seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, gesticula enquanto fala durante uma declaração conjunta à mídia após sua reunião em Ancara, Turquia, quinta-feira, 15 de abril de 2021
O ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias, à esquerda, observa, enquanto seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, gesticula enquanto fala durante uma declaração conjunta à mídia após sua reunião em Ancara, Turquia, quinta-feira, 15 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2022
Nos siga no
Ancara não permitirá qualquer expansão da Grécia no mar Egeu, alertou o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.
A declaração foi dada ao comentar os recentes relatos sobre os planos de Atenas avançar pelas águas territoriais em torno da ilha de Creta.

"Não permitiremos a expansão das águas territoriais [gregas] nem sequer uma milha no Egeu, e muito menos a 12 [...] Estamos alertando a Grécia mais uma vez. Não se metam no heroísmo falso confinado naqueles que poderiam apoiá-los. Não busquem o aventurismo. Não terminará bem para vocês!", alertou.

Cavusoglu ainda citou a declaração de 1995, que ressalta que se a Grécia aumentar suas águas territoriais mais de seis milhas (9,6 quilômetros) no Egeu, o governo utilizará "todos os poderes", incluindo os militares, para defender os interesses da Turquia.
Míssil turco KARAOK de 125 milímetros de calibre - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2022
Míssil supersônico da Turquia disparado por drone atinge alvo a 100 km durante teste (VÍDEO)
O chanceler prometeu seguir protegendo os direitos de seu país nos mares Egeu e Mediterrâneo, lembrando que Ancara tentou dialogar com Atenas.
Por sua vez, o diálogo foi suspenso devido a uma campanha contra a Turquia, às provocações no Egeu, às acusações de genocídio e à pressão sobre os turcos de Trácia ocidental.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала