- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sanções do Ocidente falharam em derrubar a Rússia, reporta mídia alemã

© Sputnik / Kirill KallinikovFuncionária de loja Modi no centro comercial Shelkovsky, Moscou, Rússia, foto publicada em 25 de dezembro de 2022
Funcionária de loja Modi no centro comercial Shelkovsky, Moscou, Rússia, foto publicada em 25 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2022
Nos siga no
As sanções abrangentes impostas pelos países ocidentais a partir de 24 de fevereiro não estão tendo grande efeito na Rússia, com a situação se mantendo largamente a mesma, segundo a Deutschlandfunk.
As sanções antirrussas não estão tendo o efeito devastador que o Ocidente esperava, e não levaram ao colapso da economia da Rússia, escreveu na terça-feira (27) a rádio alemã Deutschlandfunk.
Assim, a "guerra econômica" contra Moscou não tem dado os resultados esperados, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisando as projeções emitidas na primeira metade de 2022 de uma queda de 8-9% do PIB da Rússia para uma contração mais modesta de 3,5%.
"Alguns economistas pensavam que a ponta grossa só chegaria em 2023. Mas as previsões para o próximo ano não são tão sombrias quanto se poderia esperar", continuou a mídia, apontando para uma previsão do FMI de outubro de que a economia russa encolheria 2,3% no próximo ano, o que significa que "todas as previsões concordam que a economia russa também não será posta de joelhos por sanções no próximo ano".
A mídia alemã atribuiu a resiliência da economia russa à alta global dos preços do petróleo e do gás, que permitiram incrementar as receitas mesmo com a redução dos volumes de exportação do petróleo e do gás provocados pela redução de importações nos países ocidentais. Além disso, embora empresas estrangeiras tenham deixado a Rússia em 2022, "a maioria ficou",
Pessoas carregam uma bandeira sérvio-russa gigante de 600 metros antes do amistoso entre Zenit e Crvena Zvezda, em São Petersburgo, na Rússia, 22 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2022
Panorama internacional
Na contramão das sanções, importações da Rússia 'estão se recuperando', diz economista russo
Além disso, em casos em que as empresas ou produtos ocidentais desapareceram, as operações das empresas eram vendidas a cidadãos russos, e em outros casos os importadores russos intervinham para os substituir, frequentemente através das chamadas importações paralelas, ou mercadorias importadas por distribuidores sem licença.

"Em outras palavras, algo está sempre faltando na Rússia, inclusive nas prateleiras das lojas, mas geralmente não completamente e não por muito tempo."

A Deutschlandfunk expressou esperança de que a prorrogação do conflito na Ucrânia incrementaria a dor econômica à Rússia, com um aumento da escassez de trabalhadores devido à mobilização parcial, e mais gastos em defesa e segurança em oposição a setores como infraestrutura ou educação, fatores que podem "custar à economia russa muita força a longo prazo".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала