- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia: EUA aumentam a pressão contra países compradores de produtos militares russos

© AP Photo / Russian Foreign Ministry Press ServiceRepresentante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em Moscou. Rússia, 28 de abril de 2022
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em Moscou. Rússia, 28 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2022
Nos siga no
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, avisou nesta terça-feira (27) que o país cumprirá todas as suas obrigações de exportação de armas em resposta a insinuações dos EUA.
"Dizemos com total responsabilidade que a Rússia cumprirá rigorosamente todas as suas obrigações com seus parceiros em projetos atuais e futuros [sobre vendas de armas]", disse Zakharova em um briefing.
Zakharova rebateu as alegações de que a Rússia seria incapaz de garantir a manutenção de equipamentos militares.
A representante do MRE observou que os Estados Unidos estão aumentando a pressão sobre as lideranças militares e políticas dos países que usam equipamentos fabricados na Rússia para enviá-los à Ucrânia.
Carros na rua durante blecaute em Kiev, capital da Ucrânia, após ataque à infraestrutura energética do país por parte da Rússia, em 2 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2022
Operação militar especial russa
Blinken: ucranianos enfrentarão 'inverno difícil' em meio ao colapso da infraestrutura de energia

"Como argumento principal, eles [os EUA] promovem insinuações de que a Rússia é incapaz, nas circunstâncias atuais, de garantir uma boa manutenção [do equipamento militar] e entregas de peças originais necessárias para reparos", apontou Zakharova.

Ela admitiu que houve raros casos de atrasos nas entregas devido a ameaças de sanções ocidentais que as empresas de transporte enfrentam por cooperar com a Rússia.
No início do ano, o ex-vice-primeiro-ministro russo e atual chefe da empresa espacial estatal Roscosmos, Yuri Borisov, disse que a Rússia representava cerca de 20% do mercado mundial de armas, com um portfólio total de pedidos de cerca de US$ 50 bilhões (R$ 263 bilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала