- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pilotos e comissários aceitam a 3ª proposta de reajuste salarial e encerram greve nos aeroportos

© FolhapressMovimentação no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, após pilotos e comissários de bordo anunciarem a greve da categoria, em 19 de dezembro de 2022
Movimentação no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, após pilotos e comissários de bordo anunciarem a greve da categoria, em 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2022
Nos siga no
Entre outros pontos, a proposta aprovada prevê reajuste salarial de 6,97% nos salários fixos e variáveis e a definição do horário de início das folgas e indenização por descumprimento por parte das empresas aéreas.
Pilotos e comissários de bordo anunciaram neste domingo (25) o fim da greve iniciada pela categoria no último dia 19, em protesto por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Em uma live divulgada no início desta tarde, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Henrique Hacklaender, informou que a categoria aceitou a terceira proposta apresentada pelas empresas aéreas, por meio do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Segundo informou o SNA, a proposta aprovada prevê reajuste salarial de 6,97% nos salários fixos e variáveis, a incidir também nas diárias nacionais, e vale alimentação, piso salarial, seguro e multa por descumprimento da convenção.
Passageiros no check-in da companhia aérea Delta no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Notícias do Brasil
Greve nos aeroportos brasileiros: sindicato diz que negociação passa pelo 'respeito às folgas'
A proposta prevê também a definição do horário de início das folgas e indenização por descumprimento por parte das empresas aéreas, e a possibilidade de início de férias em sábados, domingos e feriados, bem como a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais.
A votação da proposta foi aberta às 6h do último sábado (24) e encerrada ao meio-dia deste domingo. Ao anunciar o resultado, Hacklaender destacou que participaram da votação 5.834 integrantes da categoria, sendo que 70,11% votaram a favor de aceitar a proposta, e 28,80% contra. As abstenções totalizaram 1,09%.
Hacklaender afirmou que a categoria vai fiscalizar se todos os itens colocados na convecção serão cumpridos pelas empresas aéreas, e destacou que a greve representou "o começo de uma nova era".
"Uma era onde nós vamos ter que evoluir muita coisa na parte social e vamos ter que continuar evoluindo na parte financeira. Tiveram vários itens que nós não conseguimos endereçar este ano, e vamos continuar trabalhando para que eles sejam atendidos", disse Hacklaender.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала