DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desenterram na Dinamarca esqueleto milenar que teria sido vítima de sacrifício ritual (FOTOS)

© AP Photo / dpa / Daniel KarmannEsqueleto de 6,5 mil anos em uma cova em Kitzingen na Alemanha, 5 de março de 2019
Esqueleto de 6,5 mil anos em uma cova em Kitzingen na Alemanha, 5 de março de 2019      - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2022
Nos siga no
Os cientistas acreditam que os ossos pertencem a uma vítima de sacrifício ritual praticado há mais de 5.000 anos. Arqueólogos descobriram um esqueleto antigo no município de Egedal, perto de Copenhague, na Dinamarca.
Pesquisadores da ROMU, uma organização que representa dez museus na Dinamarca, estavam conduzindo escavações no local de planejada construção de uma zona residencial quando um deles notou um osso saindo da lama.

Depois disso, a equipe retirou diversos ossos humanos. Os cientistas concluíram que tinham encontrado um dos chamados "corpos dos pântanos", encontrados em zonas pantanosas por toda a Europa. Apesar de não ter nenhuma evidência direta, os arqueólogos acreditam que encontraram os restos de um sacrifício humano.

Descoberta interessante de um corpo de pântano do Neolítico na Dinamarca.
Os pântanos desempenhavam um papel importante na vida dos habitantes do Norte da Europa devido aos recursos que eles forneciam. O que é mais importante ainda é que se acreditava que os pântanos eram portais entre o nosso mundo e o mundo dos deuses.
Provavelmente, o corpo descoberto era uma oferenda aos deuses. Cientistas estimam que o sacrifício ocorreu entre 4.300 a.C. e 600 a.C. – ou seja entre o Neolítico e a Idade do Ferro.
Os pesquisadores também conseguiram desenterrar um machado de sílex, ossos de animais e cerâmicas perto do enterro. Eles acreditam que esses artefatos também faziam parte do ritual religioso.
Os corpos dos pântanos são frequentemente encontrados quase intactos, uma vez que o ambiente ácido e a falta de oxigênio dificultam a sobrevivência das bactérias.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала