- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixador da China no Brasil anuncia que vice-presidente chinês e ministros virão à posse de Lula

© AP Photo / Andy WongCrianças agitam bandeiras e flores nacionais do Brasil e da China para dar as boas-vindas ao presidente do Brasil, Michel Temer, durante uma cerimônia de boas-vindas do lado de fora do Grande Salão do Povo em Pequim (foto de arquivo)
Crianças agitam bandeiras e flores nacionais do Brasil e da China para dar as boas-vindas ao presidente do Brasil, Michel Temer, durante uma cerimônia de boas-vindas do lado de fora do Grande Salão do Povo em Pequim (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2022
Nos siga no
Em reunião com Mercadante, diplomata conversou sobre a retomada de fundos entre Brasília e Pequim, ao mesmo tempo que discutiu transição energética e digital entre os países.
Nesta sexta-feira (22), o futuro presidente do BNDES e um dos coordenadores do grupo de transição do novo governo, Aloizio Mercadante, se reuniu nesta sexta-feira (23) com o novo embaixador da China no Brasil, Zouk Qingqiao.
No encontro, foi revelado que o vice-presidente da China, Wang Qishan, estará presente na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado de três ministros chineses: os de Comércio, Relações Exteriores e da Comissão de Planejamento e Desenvolvimento, relata a Folha de São Paulo.
Segundo a mídia, ao longo do encontro, Mercadante e Zouk conversaram sobre a retomada de um fundo de US$ 10 bilhões (R$ 51,4 bilhões) a ser gerido pelo BNDES. O Fundo Brasil-China de Cooperação para Expansão da Capacidade Produtiva já existe, mas ficou parado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Mauro Vieira durante a coletiva de Lula para anunciar os fim dos trabalhos da equipe de transição, na terça-feira, 13 de novembro de 2022, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Notícias do Brasil
Lula visitará China e Europa para restaurar relações, diz futuro chanceler
Ao mesmo tempo, as duas autoridades conversaram sobre parcerias entre o BNDES e o principal banco de desenvolvimento chinês para áreas como transição energética, transição digital, nova indústria e descarbonização.
Os chineses se juntam a diversas autoridades que já confirmaram presença na posse do petista, por exemplo os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal e Timor-Leste, além do rei da Espanha.
O governo atual foi marcado por polêmicas em relação a Pequim devido à opinião do presidente, Jair Bolsonaro, sobre o país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала