- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

AIEA quer enviar equipes de especialistas permanentes para 4 usinas nucleares na Ucrânia

© Sputnik / Aleksei KudenkoUsina nuclear de Zaporozhie após disparos, em 23 de novembro de 2022
Usina nuclear de Zaporozhie após disparos, em 23 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2022
Nos siga no
A organização diz querer "manter um alto nível de segurança nuclear e física" nas instalações nucleares sob controle de Kiev, após um acordo com as autoridades ucranianas.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou na sexta-feira (23) que está preparando o envio de especialistas permanentes para quatro usinas nucleares ucranianas.
"A AIEA se prepara para destacar de forma permanente equipes da AIEA para quatro outras instalações nucleares ucranianas: as usinas nucleares de Khmelnitskaya, Rovenskaya e de Sul da Ucrânia, e também no lugar de Chernobyl, como foi acordado na semana passada por Denis Shmygal, primeiro-ministro da Ucrânia, e [Rafael] Grossi, diretor-geral da AIEA", revela a declaração.
A AIEA diz que as missões terão como objetivo "fornecer apoio e assistência técnica conforme necessário para ajudar a manter um alto nível de segurança nuclear e física".
A usina nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa em número de unidades geradoras e capacidade instalada, está sob a proteção dos militares russos desde março. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia assegura que a presença militar russa é justificada para prevenir vazamentos de material nuclear e radioativo. As instalações têm sido visitadas pela organização de gestão de energia nuclear internacional, e não encontrou danos a elas em novembro.
Os militares ucranianos continuam bombardeando regularmente a cidade de Energodar e os arredores. Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, afirmou que Kiev procura criar a aparência de uma ameaça de desastre nuclear bombardeando de propósito as instalações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала