- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula anuncia 16 nomes que vão compor o quadro ministerial de seu governo

© Folhapress / Fátima MeiraO presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa na primeira visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF), em 10 de novembro de 2022 (foto de arquivo)
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa na primeira visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF), em 10 de novembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2022
Nos siga no
Entre os nomes anunciados está Geraldo Alckmin, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Em coletiva, presidente eleito afirmou que mais nomes serão anunciados após o Natal.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio da nova leva de nomes que vão compor a equipe ministerial de seu governo nesta quinta-feira (22).
Entre eles está o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que vai assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a partir de janeiro de 2023. O nome de Alckmin ganhou força após a recusa de empresários em assumir a pasta.
Outros anunciados pelo presidente foram o ex-governador do Ceará e senador eleito pelo estado Camilo Santana (PT), que assumirá o Ministério da Educação; o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), que ficará com o Ministério de Portos e Aeroportos; e Vinícius Carvalho, escolhido para a Controladoria-Geral da União (CGU).
Jorge Messias foi escolhido para a Advocacia-Geral da União (AGU); Nísia Trindade comandará a pasta da Saúde; Margareth Menezes foi confirmada para o Ministério da Cultura; Anielle Franco foi confirmada ministra da Igualdade Racial; Wellington Dias foi escolhido para o Ministério do Desenvolvimento Social; Cida Gonçalves foi confirmada para o Ministério das Mulheres; Esther Dweck foi anunciada para comandar o Ministério da Gestão; Luciana Santos será ministra da Ciência e Tecnologia; e Silvio Almeida será ministro dos Direitos Humanos.
Lula e Rui Costa durante evento de indicação de ministros no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição, em 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2022
Notícias do Brasil
Governo Lula terá 37 ministérios, diz futuro ministro da Casa Civil
Caberá ao deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) a pasta do Trabalho. Já a Secretaria-Geral da Presidência ficará a cargo do deputado federal Márcio Macedo (PT-SE), que foi tesoureiro da campanha presidencial de Lula.
O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) será responsável pela Secretaria de Relações Institucionais, cuja atribuição será a articulação política.
O presidente eleito já havia confirmado os nomes de Rui Costa (PT), para a Casa Civil, e de Flávio Dino (PSB), para o Ministério de Justiça e Segurança Pública. Lula também confirmou a indicação de Fernando Haddad (PT) para a Fazenda; de José Múcio Monteiro para a Defesa; e de Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores.
Lula afirmou que mais nomes serão anunciados após o Natal, agradeceu aos deputados e senadores pelo esforço para a aprovação da PEC da Transição e mencionou as críticas referentes ao aumento no número de ministérios.
"O Rui Costa anunciou que nós vamos aumentar o número de ministérios, mas não vamos aumentar o número de gastos. Isso significa que todo mundo vai ter de começar apertando os cintos, porque a quantidade de funcionários de cada ministério será, no máximo, comparada ao que era em 2010, no meu último mandato, quando eu deixei a Presidência da República", disse Lula.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала