Entrega em série do míssil hipersônico russo Tsirkon para a Marinha 'pode mudar regras do jogo'

© Sputnik / Ministério da Defesa a Rússia / Acessar o banco de imagensLançamento do míssil hipersônico Tsirkon a partir da fragata Admiral Gorshkov no oceano Ártico
Lançamento do míssil hipersônico Tsirkon a partir da fragata Admiral Gorshkov no oceano Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2022
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Rússia informou que a produção em série do míssil hipersônico Tsirkon para a Marinha russa foi iniciada.
Uma das embarcações que deverá contar com este míssil é a fragata Admiral Gorshkov, que entrará em serviço em janeiro de 2023.
"A produção em série do míssil hipersônico marítimo Tsirkon foi iniciada. A fragata Admiral Gorshkov com mísseis hipersônicos a bordo está na fase final de preparação para entrar em serviço em novas regiões, não planejadas, dos oceanos", afirmou o ministro da Defesa, Sergei Shoigu.
O míssil russo pode ser um grande problema para os EUA e a OTAN, já que os sistemas antimísseis norte-americanos Aegis, eficazes contra mísseis convencionais, poderiam falhar ao tentar interceptar um Tsirkon.
O míssil russo percorreria 20 quilômetros até o Aegis ser acionado, já que o sistema antiaéreo precisa de oito a dez segundos para interceptar um projétil.
Os mísseis Tsirkon conseguem atingir velocidades de Mach 9, ou seja, alcançando uma velocidade de aproximadamente 2,65 quilômetros por segundo, a uma altitude de 20 quilômetros, enquanto o alcance ultrapassa os 1.000 km, sendo os primeiros no mundo a conseguir essas marcas.
Com tamanha velocidade, os mísseis são capazes de destruir alvos terrestres e marítimos de superfície.
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, durante reunião do MD russo em 21 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2022
Operação militar especial russa
Shoigu: devido à expansão da OTAN, é necessário criar agrupamento de tropas no noroeste da Rússia
O primeiro lançamento oficial do míssil foi realizado no início de outubro de 2020 a partir do submarino Severodvinsk.
Graças a estas características únicas, o Tsirkon é praticamente impossível de ser interceptado pelos sistemas de defesa dos adversários.
As fragatas do projeto 22350, os novos submarinos multifuncionais do projeto 885M Yasen-M, assim como o cruzador de mísseis modernizado Admiral Nakhimov e o submarino Irkutsk, devem ser equipados com o Tsirkon.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала