- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vice-presidente do PT encontra com embaixador do Irã para retomar 'boa relação bilateral'

© AP Photo / Lee Jin-manBandeira nacional do Irã na embaixada iraniana em Seul, na Coreia do Sul, em 18 de outubro de 2022
Bandeira nacional do Irã na embaixada iraniana em Seul, na Coreia do Sul, em 18 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2022
Nos siga no
Encontro aconteceu nesta tarde em Brasília e teve como objetivo expandir a diplomacia entre as duas nações assim como os investimentos internacionais entre a República Islâmica e o Brasil.
Nesta quarta-feira (21), um dos vice-presidentes do PT, deputado José Guimarães, esteve em reunião com o embaixador do Irã, Hossein Gharibi. Segundo Guimarães, a ideia é retomar e ampliar os laços entre os países.
Ao mesmo tempo, Guimarães afirmou que a intenção da próxima gestão é aumentar o fluxo de capitais entre Teerã e Brasília: "Vamos retomar a boa relação bilateral e ampliar os investimentos internacionais no Brasil", disse o deputado.
Durante o seu segundo mandato, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva manteve boas relações com o então presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e o recebeu no Distrito Fderal em 2009. Entretanto, o iraniano foi recebido no Brasil pelo petista sob protestos de entidades judaicas e de defesa dos direitos humanos, segundo a revista Veja.
Membros do Conselho de Segurança participam de reunião do Comitê Especial de Política e Descolonização na sede da ONU, 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Panorama internacional
Conselho da ONU aprova investigação sobre protestos no Irã e Brasil se abstém na votação
Em agosto, o especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, Robinson Farinazzo, entrevistado pela Sputnik Brasil, sublinhou que, em relação ao país persa, China e Rússia, é importante perceber que as três nações não questionam a soberania da Amazônia como outros países do Ocidente. "[…] Precisamos olhar os interesses predatórios dos países-membros da OTAN. Irã, Rússia e China nunca fizeram pressões nem questionaram nossa soberania na Amazônia", afirmou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала