- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mais de 60 russos são 'mantidos reféns' nos EUA, presos sob falsas acusações, diz MRE

© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensO edifício do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia em Moscou
O edifício do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos estão mantendo praticamente mais de 60 russos reféns, prendendo pessoas sob falsas acusações e condenando-as a dezenas de anos de prisão, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Vershinin, à Sputnik nesta terça-feira (20).
"As autoridades dos EUA têm literalmente caçado russos em todo o mundo, especialmente em países que têm tratados bilaterais de extradição com os Estados Unidos, buscando a prisão de nossos cidadãos sob falsas acusações [...] o número total de cidadãos russos basicamente mantidos reféns excede 60", disse o vice-ministro.
Vershinin afirmou que os tribunais norte-americanos condenam os russos a dezenas de anos de prisão, tornando a tendência ainda mais forte sob a atual administração dos EUA em meio às crescentes tensões políticas entre os dois países.
O diplomata russo também pediu aos russos que ponderassem os riscos que podem enfrentar ao viajar para países hostis se houver a "menor suspeita" de que eles possam ser de interesse específico para os serviços secretos e agentes de segurança dos EUA, já que os russos são considerados culpados neste país.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a embaixada em Washington e os consulados gerais em Nova York e Houston vão continuar a fornecer toda a ajuda possível aos russos que estão com problemas e buscam seu retorno para casa, acrescentou Vershinin, observando que Moscou responderia de forma decisiva a todas as ações hostis das autoridades norte-americanas.
No início do mês, os EUA e a Rússia realizaram uma troca de prisioneiros — a jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner e o empresário russo Viktor Bout. Bout estava cumprindo uma sentença de 25 anos nos Estados Unidos por acusações de tráfico de armas. Griner foi condenada no início deste ano a nove anos de prisão na Rússia por levar óleo de cannabis ilegalmente para o país.
Empresário russo Viktor Bout em avião no aeroporto de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, após ser trocado pela jogadora de basquete americana Brittney Griner, foto publicada em 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Panorama internacional
Quem é Viktor Bout, que esteve em prisão nos EUA e foi trocado por uma jogadora de basquete?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала