- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Luxemburgo autoriza alguns ativos russos congelados a serem desbloqueados

© AP Photo / Kenzo TribouillardO primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, chega para uma reunião do grupo político Renew Europe em Bruxelas, em 15 de dezembro de 2022
O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, chega para uma reunião do grupo político Renew Europe em Bruxelas, em 15 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Nos siga no
Analistas acreditam que o governo luxemburguês parece ter levado em consideração numerosos apelos de depositários e investidores russos.
Nesta terça-feira (20), o Ministério das Finanças de Luxemburgo autorizou a liberação de certos fundos congelados ou recursos econômicos mantidos na casa de liquidação Clearstream pelo Depositário Nacional de Liquidação (NSD, na sigla em inglês) da Rússia.
A pasta informou em comunicado que os fundos seriam liberados "na condição de que esses fundos ou recursos econômicos sejam necessários para o término até 7 de janeiro de 2023 de operações, contratos ou outros acordos concluídos com, ou de outra forma envolvendo, essa entidade antes de 3 de junho de 2022", segundo a Reuters.
Na prática, a emissão da licença geral deve permitir que investidores russos não sancionados transfiram ativos do NSD – agente pagador doméstico da Rússia que foi sancionado pela União Europeia em junho – para outros locais.
Bandeiras da União Europeia junto da sede do bloco em Bruxelas, Bélgica, 9 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Panorama internacional
União Europeia planejaria tornar mais fácil o confisco de ativos russos congelados no bloco
Analistas da Otkritie Investments, citados pela mídia, escreveram que Luxemburgo parece ter levado em consideração numerosos apelos de depositários e investidores russos.
"Este é um sinal claro e positivo que dá motivos para esperar uma decisão sobre a emissão de títulos de investidores privados russos", disseram analistas da Otkritie.
A Rússia planejava usar o NSD para servir Eurobonds antes de sanções contra Moscou serem impostas pela operação militar especial na Ucrânia.
As sanções da UE ao NSD, bem como outras medidas ocidentais destinadas a restringir o acesso da Rússia à infraestrutura financeira global, bloquearam o acesso de muitos investidores russos a valores mobiliários mantidos em jurisdições fora da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала