- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky pede defesa aérea e armamento a diversos países e provoca Alemanha sobre tanques Leopard

© AFP 2023 / Henry NichollsO presidente ucraniano Vladimir Zelensky fala por link de vídeo durante uma sessão plenária da Força Expedicionária Conjunta (JEF) em Riga, Letônia, 19 de dezembro de 2022
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky fala por link de vídeo durante uma sessão plenária da Força Expedicionária Conjunta (JEF) em Riga, Letônia, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2022
Nos siga no
Líder ucraniano solicitou aos países que fazem parte de grupo de segurança o envio de blindados e pediu aos Países Baixos que ajude a convencer a Alemanha a enviar tanques Leopard.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, pediu nesta segunda-feira (19) aos líderes ocidentais reunidos na Letônia, incluindo o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, que forneçam uma ampla gama de sistemas de armas para ajudar a acabar com o conflito entre Moscou e Kiev.

"Depende muito de vocês como esta guerra [operação] terminará. Quanto mais bem-sucedidas forem nossas forças de defesa, mais rapidamente falhará a agressão russa", disse Zelensky durante seu discurso em videoconferência para os líderes de países da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês), segundo a Reuters.

O mandatário ucraniano pediu, se direcionando a Sunak, "que aumentem a possibilidade de fornecer sistemas de defesa aérea ao nosso país e ajudem a acelerar as decisões relevantes a serem tomadas por nossos parceiros".
Em Sochaczew, na Polônia, tropas norte-americanas e polonesas realizam teste com o sistema antiaéreo Patriot, em 21 de março de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Operação militar especial russa
EUA enviarão sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia, diz CNN
Em uma aparente provocação a Berlim, Zelensky ainda disse que "não há explicação" do porquê que a Ucrânia não é abastecida por tanques Leopard de fabricação alemã e pediu aos Países Baixos, cujas forças usam os tanques, "por favor, fale sobre esta decisão junto aos seus parceiros", relata a mídia.
"Para que nossas operações de defesa sejam mais bem-sucedidas, precisamos de veículos blindados, principalmente tanques", afirmou.
À Noruega e à Lituânia, o líder ucraniano pediu mais lançadores e mísseis NASAMS; à Suécia caças Gripen, mísseis RBS 98 e artilharia Archer; à Dinamarca a transferência de obuseiros Ceasar; à Finlândia mais projéteis de munição; à Letônia mais artilharia e finalmente à Estônia mais obuseiros e munições, de acordo com a Reuters.
Liderado pelo Reino Unido, a JEF está configurada para responder rapidamente a crises no norte da Europa e inclui todos os países mencionados além da Islândia. A Alemanha não faz parte do grupo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала