- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FT: diplomata alega que escândalo de corrupção da UE pode afetar relações com Doha

© AFP 2023 / FREDERICK FLORINMembros do Parlamento Europeu participam de um debate intitulado "Suspeitas de corrupção do Catar e necessidade mais ampla de transparência e responsabilidade nas instituições da UE" no Parlamento Europeu, Estrasburgo, 13 de dezembro de 2022
Membros do Parlamento Europeu participam de um debate intitulado Suspeitas de corrupção do Catar e necessidade mais ampla de transparência e responsabilidade nas instituições da UE no Parlamento Europeu, Estrasburgo, 13 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2022
Nos siga no
De acordo com diplomata do Catar, o escândalo que atingiu o Parlamento Europeu ameaça "afetar negativamente" as relações entre o bloco e o Estado do golfo, embora não deva reduzir o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) para a Europa.
Segundo o Financial Times (FT), um diplomata sênior do Catar alertou que a forma como a União Europeia (UE) lidou com um escândalo de corrupção que abalou o Parlamento Europeu ameaça "afetar negativamente" a cooperação em segurança e as discussões sobre segurança energética global entre o bloco e o Estado do golfo, mas garantiu, no domingo (18), que não se tratava de uma ameaça de corte no fornecimento de GNL.
O escândalo gira em torno de alegações de que Catar e Marrocos tentaram subornar legisladores da UE para influenciar decisões políticas. Até agora, quatro pessoas foram acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em associação criminosa depois que a polícia apreendeu quase € 1,5 milhão (cerca de R$ 8,5 milhões) em dinheiro na casa de um atual e ex-deputado em Bruxelas.
O governo do Catar negou estar envolvido no esquema e criticou duramente a decisão da UE de suspender o trabalho legislativo relacionado ao Catar, mas não ao Marrocos, apontando ter sido injusta a maneira como o parlamento lidou com a questão.
"A decisão de impor uma restrição tão discriminatória, que limita o diálogo e a cooperação no Catar antes do término do processo legal, afetará negativamente a cooperação regional e global em segurança, bem como as discussões em andamento sobre pobreza e segurança energética global", disse o diplomata em comunicado.
Ainda de acordo com o diplomata, o Catar tem o compromisso de aumentar a parceria energética com a Europa, mas que a atitude de Bruxelas foi precipitada.
A bandeira da União Europeia (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2022
Panorama internacional
Corrupção na UE: detenções no Parlamento Europeu catalisam reivindicações para reforma política
"Não estamos ameaçando cortar suprimentos nem nada. Estamos simplesmente dizendo [que] interromper a comunicação no Parlamento da UE dessa maneira limita a cooperação."
As autoridades em Doha estão preparando uma revisão dos laços com o exterior após a enxurrada de cobertura negativa da mídia sobre o caso e das declarações críticas de alguns políticos sobre questões como direitos trabalhistas e LGBT+.
O Catar é o maior exportador mundial de GNL e tem buscado construir uma reputação como um fornecedor estável e confiável. Sua importância nos mercados globais de gás aumentou após a crise energética desencadeada pelas sanções antirrussas por conta da operação militar especial russa na Ucrânia.
No mês passado, o Catar fechou um contrato de longo prazo para fornecer GNL à Alemanha e está em negociações semelhantes com outros países, incluindo Bélgica e Reino Unido.
Dois altos funcionários da UE disseram ao FT que estavam preocupados sobre como o escândalo afetaria os laços com Doha, incluindo potencialmente as relações energéticas do bloco.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала