- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente peruana apela ao Congresso para reduzir prazo de eleições antecipadas

© AP Photo / Franklin BricenoApoiadores do presidente deposto Pedro Castillo marcham em Andahuaylas, no Peru, na quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, com cartazes que pedem o fim do Congresso e a renúncia de Dina Boluarte
Apoiadores do presidente deposto Pedro Castillo marcham em Andahuaylas, no Peru, na quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, com cartazes que pedem o fim do Congresso e a renúncia de Dina Boluarte - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2022
Nos siga no
Sob pressão de protestos contra a deposição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo, que já deixaram oito mortos e 170 feridos, Dina Boluarte instou o Congresso a encurtar o prazo para o pleito, previsto para 2024.
Pressionada pelos protestos que eclodiram no Peru após a destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo, a nova presidente do país, Dina Boluarte exortou o Congresso a reduzir o prazo para as eleições antecipadas, previstas para ocorrer em 2024.

"Nem a violência nem o radicalismo vão acabar com um governo legítimo. Não há espaço para medo, mas há espaço para coragem, união e esperança para um país que merece mais de seus políticos. Por isso, em resposta aos pedidos dos cidadãos, quero reafirmar a proposta do meu governo de acelerar os preparativos para as eleições. A partir disso, apelo ao Congresso para que tome as melhores decisões para encurtar o prazo e implementar as reformas necessárias", disse Boluarte, em discurso na cerimônia de encerramento do ano letivo na Escola de Oficiais Militares.
Apoiador do presidente deposto Pedro Castillo se manifesta em Lima contra o Congresso e o novo governo, em 12 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Panorama internacional
Peru: antecipação de eleição não deve resolver crise, avalia especialista
Dina Boluarte é ex-vice de Castillo, e foi alçada ao posto de chefe de Estado após a destituição do ex-presidente. Ele foi deposto em 7 de dezembro, após tentar um golpe de Estado ao anunciar a dissolução do Congresso. Após tomar posse, ela anunciou a realização de eleições antecipadas em 2024.
Porém, nesta semana, uma onda de protestos em apoio a Castillo tomou várias cidades do país. Os manifestantes exigem eleições presidenciais antecipadas e o fechamento do Congresso. Eles bloquearam estradas, atacaram aeroportos e delegacias de polícia e muitas vezes se envolveram em vandalismo. Eles acusam Boluarte de usurpar o poder e pedem sua renúncia imediata.
De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde peruano, oito manifestantes foram mortos, mais de 170 ficaram feridos, 19 deles estão internados. O governo peruano declarou estado de emergência no país por 30 dias, o que permite acionar as Forças Armadas para conter manifestações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала