DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Após apagão no Atlântico, erupção solar pode virar fenômeno de grande magnitude e atingir planeta

© Foto / NASARadiação eletromagnética no Sol
Radiação eletromagnética no Sol - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2022
Nos siga no
Na quarta-feira (14) foram registradas diversas erupções solares de classe M provocadas por uma mancha solar, identificada como AR3165, no sudoeste do Sol.
De acordo com portal SpaceWeather, o fulgor M6, considerado como o mais forte já detectado, provocou um apagão nas comunicações de rádio de onda curta no oceano Atlântico.
Um R2 (Apagão de Rádio HF Moderado) ocorreu hoje, 14 de dezembro de 2022 às 09h42 (14h42 UTC). Este foi o resultado de uma erupção M6.3 que ocorreu na Região 3165.
O portal EarthSky comunicou que também houve apagões de rádio no sul do Índico e na África do Sul.
Por sua vez, o Escritório Meteorológico do Reino Unido assegurou que, nas últimas 24 horas, o Sol emitiu ao todo oito erupções de classe M.
Até o Sol está se exibindo com estilo para AGU2022. Nesta manhã, entrou em erupção com uma chama de classe M6.3! O Solar Dynamics Observatory da NASA, que observa o Sol constantemente, capturou a erupção mostrada aqui no canal 131 Angstrom, que está na cor azul.
A informação foi confirmada pelo físico solar Keith Strong, que alertou, com base em suas observações, que existe o risco de que ocorra uma erupção solar de classe X, fenômeno que por sua grande magnitude pode provocar apagões de rádio em todo o planeta, bem como tempestades de radiação de longa duração.
Entretanto, o EarthSky afirmou que há apenas 1% de probabilidade de que ocorram erupções desta classe.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала