- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Sky News: Reino Unido treina juristas ucranianos para julgarem militares russos

© AP Photo / Kirsty WigglesworthProcuradora-geral do Reino Unido, Victoria Prentis, em Downing Street nas vésperas da reunião do gabinete de ministros, 1º de novembro de 2022
Procuradora-geral do Reino Unido, Victoria Prentis, em Downing Street nas vésperas da reunião do gabinete de ministros, 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Nos siga no
O juiz britânico Howard Morrison, que sentenciou o ex-líder dos sérvios da Bósnia e Herzegovina à prisão perpétua, está treinando 90 juizes ucranianos para investigarem "crimes de guerra" alegadamente cometidos ao longo da operação militar russa na Ucrânia, diz o canal de televisão Sky News.
Nesse contexto, nota-se que anteriormente Morrison presidiu o julgamento do líder sérvio Karadzic, que está cumprindo uma pena de prisão perpétua no Reino Unido.
Segundo disse ao Sky News a procuradora-geral da Inglaterra e País de Gales, Victoria Prentis, 90 juízes ucranianos voltariam à Ucrânia "após passarem por um treinamento verdadeiramente intensivo" e poderiam "trabalhar melhor em seus tribunais".
Orentis salientou que a maioria das acusações contra militares russos seria julgada por juízes ucranianos na própria Ucrânia, "onde estão as testemunhas e provas".
Militares britânicos em Vilnius, Lituânia - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Operação militar especial russa
Reino Unido confirma envio de tropas para missões de 'alto risco' na Ucrânia, revela mídia
Conforme o canal de televisão, o primeiro grupo de juízes ucranianos participou de uma sessão de treinamento de três dias na semana passada "em um lugar sigiloso". Nos próximos meses, está previsto que mais juízes participem do programa, no âmbito do pacote de financiamento para a Ucrânia no valor de 2,5 milhões de libras esterlinas (R$ 16 milhões).
Nota-se que a Rússia tem categoricamente rejeitado quaisquer acusações de Kiev relativamente a crimes militares no território da Ucrânia. Anteriormente, a chancelaria russa chamou a ideia de criar um tribunal internacional para a Ucrânia de "conluio" do Ocidente, salientado que, caso o órgão na verdade seja criado, não terá jurisdição alguma sobre a Rússia.
Dmitry Polyanskiy, primeiro vice-representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), durante reunião do Conselho de Segurança da ONU, em 23 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2022
Operação militar especial russa
Rússia denuncia tratamento desumano de militares ucranianos com prisioneiros russos ao chefe da ONU
O Ministério das Relações Exteriores destacou que não é a primeira vez que a Rússia testemunha a hipocrisia dos países ocidentais na discussão das consequências humanitárias dos combates militares: os crimes dos EUA e seus aliados na Iugoslávia, Iraque, Líbia, Síria e outros países são óbvios para os cidadãos dos países afetados, seus vizinhos e todos que não fazem parte do chamado "bilhão de ouro".
Ao mesmo tempo, sublinha-se que o Ocidente deliberadamente oculta os numerosos crimes de guerra das tropas ucranianas. Moscou exige que os países ocidentais não dividam as pessoas em "boas" e "más" e estudem antes as atrocidades cometidas pelos nacionalistas ucranianos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала