- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-piloto da Marinha dos EUA é detido pela Austrália e acusado de ajudar militares da China

© AP Photo / Zha ChunmingNesta foto sem data divulgada pela Agência de Notícias Xinhua da China, disponibilizada no domingo, 25 de novembro de 2012, um jato de carga J-15 transportado por um porta-aviões decola do Liaoning
Nesta foto sem data divulgada pela Agência de Notícias Xinhua da China, disponibilizada no domingo, 25 de novembro de 2012, um jato de carga J-15 transportado por um porta-aviões decola do Liaoning - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Nos siga no
O ex-piloto militar e instrutor de voo Duggan foi preso pela polícia australiana em outubro, e enfrenta extradição para seu país de origem – os Estados Unidos, cuja cidadania ele renunciou, por alegações de que ele ajudou a treinar pilotos militares chineses. Duggan rejeita ter cometido qualquer crime.
Na semana passada, um tribunal dos EUA revelou uma acusação, incriminando o major aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais Daniel Duggan de quatro crimes – conspiração para exportar ilegalmente serviços de defesa para a China, lavagem de dinheiro, violação da lei de controle de exportação de armas dos EUA e violação dos regulamentos internacionais de tráfico de armas.

A acusação divulgada na sexta-feira (9) pelo Distrito de Colúmbia remonta a 2017, e alega que Duggan "forneceu treinamento militar aos pilotos da RPC [República Popular da China]" em uma escola de voo na África do Sul em três ocasiões separadas entre 2010 e 2012. Duggan teria dado "instruções sobre as táticas, técnicas e procedimentos associados com a decolagem de aeronaves e aterrisagem de aeronaves de um porta-aviões", de acordo com a acusação.

O ex-fuzileiro e dois coconspiradores não identificados (um britânico e um sul-africano) não tinham licença para fornecer "serviços de defesa" a um militar estrangeiro, aponta a acusação.
Duggan, de 54 anos, foi detido na Austrália e mais tarde transferido para Goulburn Supermax, uma prisão de máxima segurança da Austrália, e está aguardando possível extradição para os Estados Unidos, apesar de ser um cidadão australiano.
Em 22 de setembro o avião Typhoon decola de Akrotiri, Chipre - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2022
Panorama internacional
Reino Unido quer impedir que seus ex-pilotos militares sejam contratados pela China, relata mídia
Sua detenção ocorreu poucos dias depois que o Reino Unido anunciou sua própria investigação sobre ex-pilotos acusados de treinar militares chineses, em um relatório norte-americano alegando que centenas de militares aposentados dos EUA haviam trabalhado no treinamento de exércitos estrangeiros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала