- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia aumenta sua participação no mercado mundial de miniusinas nucleares

© Sputnik / Uliana Solovieva / Acessar o banco de imagensA central nuclear de Novovoronezh, Rússia
A central nuclear de Novovoronezh, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2022
Nos siga no
A Rússia é atualmente líder em tecnologia de reatores nucleares de pequena escala e sua participação no mercado mundial de miniusinas nucleares deve chegar a 20% até 2030, disse o vice-primeiro-ministro, Aleksandr Novak.

"A Rússia é líder mundial em tecnologia de reatores nucleares de pequena escala [...]. Sua participação no mercado mundial de miniusinas nucleares deve chegar a 20% até 2030", escreveu Novak em um artigo publicado na revista Energeticheskaya politika.

O vice-primeiro-ministro lembrou que na região de Yakútia, também conhecida como República de Sakha e localizada na Sibéria, está em andamento o projeto de uma pequena usina nuclear baseada no reator RITM-200 para quebra-gelos atômicos. O projeto prevê a construção de quatro usinas flutuantes necessárias para desenvolver o depósito mineral Baimskaya na região de Chukotka (Extremo Oriente).
"É o primeiro projeto de eletrificação de um cluster industrial com usinas nucleares flutuantes", explica Novak.
As usinas nucleares de pequena escala são uma das áreas de atividade mais promissoras da corporação russa de energia atômica Rosatom. Esse tipo de central nuclear pode se tornar um dos principais produtos de exportação da empresa. Elas são destinadas a regiões remotas com infraestrutura subdesenvolvida e onde não é lucrativo construir usinas poderosas.
Outra vantagem importante das minicentrais nucleares é a produção de energia ecologicamente limpa, sem emissão de carbono.
Logotipo da corporação estatal russa Rosatom - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Ciência e sociedade
Construção do 1º gerador nuclear flutuante russo para o Ártico é lançada em estaleiro chinês
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала